quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Governo Serra e Administração Kassab: É urgente agir, SP tem o maior número de casos de dengue da história

O Estado de São Paulo (para assinantes)

O ano ainda nem terminou e o número de casos de dengue no Estado de São Paulo em 2007 já é o maior da história. De janeiro ao final de agosto, cerca de 62,2 mil pessoas foram infectadas com a doença e 16 morreram. O recorde anterior era de 2001, quando foram registrados 51,7 mil casos no Estado.

Mais números da dengue

Nas regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e litoral a situação é mais crítica. Nesses locais, a reprodução do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, foi facilitada pelo clima quente ao longo do primeiro semestre. No caso de Rio Preto, pesou também a proximidade com Mato Grosso do Sul, que neste ano teve sua pior epidemia de todos os tempos, com mais de 72 mil casos até meados de agosto, segundo o Ministério da Saúde.

Para evitar que a situação no ano que vem seja pior, a Secretaria Estadual de Saúde inicia agora um período de três meses de “pente fino” nas cidades paulistas mais vulneráveis.

O objetivo é aproveitar o segundo semestre - período em que o número de infecções diminui - para eliminar o mosquito e seus criadouros. O trabalho se concentrará em 78 municípios das três regiões.

A atenção maior será dada a cemitérios, depósitos, ferros-velhos e prédios comerciais, locais onde mais se encontra acúmulo de água parada.

Um efetivo de 110 agentes foi contratado para ajudar no trabalho.

Nenhum comentário: