quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Minas receberá R$ 33 milhões do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste

Sandra Silveira - O Globo Online

BELO HORIZONTE - O Ministério do Turismo vai destinar R$ 33 milhões para o Estado de Minas Gerais, dentro do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur), o que deve beneficiar nove municípios. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela ministra Marta Suplicy na abertura do Salão Mineiro de Turismo 2007, em Belo Horizonte.

Os recursos serão aplicados, entre outras coisas, na recuperação da estrada que liga Milho Verde a Diamantina e de monumentos históricos da região, assim como na qualificação do setor de turismo do norte do estado.

O Prodetur compreende nove estados nordestinos, além do norte de Minas e Espírito Santo, atuando por meio de financiamento de obras de infra-estrutura, projetos de proteção ambiental e do patrimônio histórico e cultural.

Marta afirmou ainda que entre os mais de 400 destinos turísticos do Brasil, 65 deles foram escolhidos pelo governo como prioritários e Minas Gerais tem quatro municípios incluídos nesse roteiro - Tiradentes, Belo Horizonte, Ouro Preto e Diamantina. Segundo ela, a Fundação Getúlio Vargas prepara um estudo técnico sobre os 65 destinos, identificando os principais problemas para que sejam capacitados a operar dentro de um padrão internacional.

A ministra informou ainda que o governo investirá, a partir de agora, na captação de visitantes de três grandes mercados turísticos, o argentino, americano e inglês. Em outubro, começará a ser veiculada nos EUA uma propaganda visando a atingir, principalmente, os afro-descendentes e os hispânicos. Apesar de apenas 1,9% dos turistas americanos que viajam elegerem o Brasil como destino, esse já é o segundo mercado para o setor.

Nenhum comentário: