terça-feira, 25 de setembro de 2007

Governo vai licitar monumentos históricos e parques nacionais para uso do turismo sustentável

Gustavo Paul, O Globo

Fortaleza de Santa Cruz em Niterói, na lista de monumentos e construções históricas a serem licitadas pelo Ministério do Turismo

BRASÍLIA - Durante assinatura do contrato de arrendamento por 20 anos do Hotel das Cataratas, que fica localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu ao Grupo Oriente Express , a ministra do Turismo, Marta Suplicy, anunciou que o governo federal vai licitar também 10 monumentos históricos e que serão selecionados, na próxima semana, e três parques nacionais - de um total de 25 que recebem recursos para uso turístico - como modelos de uso sustentável. Os projetos reúnem os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, comandado pela também petista Marina Silva.

- Temos maravilhosos parques e não temos recursos para preservá-los. Focamos 25 tentando colocar recursos para preservação turística. Vamos escolher três para serem modelos de sustentabilidade. Dá para fazer. Pode-se fazer hotel, visitação e investimentos para que outros possam ser auto-sustentáveis. Vamos focar nos três. Pode até ser concessão para a iniciativa privada. Não foi concedida uma floresta? É cabeça nova, vamos tocar coisas novas. E também criar condições nas cidades vizinhas - afirmou.

Opine: Que monumentos. prédios históricos, ou parques brasileiros você acha que devem ser licitados?

" Três parques serão modelos de sustentabilidade. Pode-se fazer hotel, visitação e investimentos para que outros possam ser auto-sustentáveis (M. Suplicy) "

Marta Suplicy disse que o país tem monumentos que precisam de conservação e o governo federal não tem condições de fazer isso sozinho. Segundo Marta, cerca de uma dezena projetos de concessão de monumentos à iniciativa privada já estão prontos para serem licitados. Um deles é a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói:

- São monumentos lindíssimos, tipo conventos, como o convento Nossa Senhora do Carmo em Salvador [onde atualmente funciona uma pousada administrada pelo Grupo Pestana], na qual o dono recebe e você não deixa cair aos pedaços. Temos fortalezas, conventos e outros patrimônios da União. A União não tem como preservar tudo isso. Temos 7 a 10 já prontos que podemos colocar em licitação pública para ver que grupos econômicos têm interesse em administrar por uma concessão por mais 20 anos. Desde 2004, o Ministério do Meio Ambiente e o do Turismo estão discutindo a agora pegamos jeito - afirmou.

" Há fortalezas, conventos e outros patrimônios que a União não tem como preservar. De 7 a 10 já estão prontos que colocarmos em licitação (M. Suplicy) "

Exemplo vem da Espanha

No caso dos monumentos, o objetivo do governo é transformar esses locais em hotéis de luxo, a exemplo do que ocorre em outros países, como os Paradores, na Espanha. O compromisso do concessionário é a preservação dos imóveis, segundo a ministra.

- É um nicho de turismo. Na Espanha tem os Paradores, que são monumentos históricos transformados em hotel de grande categoria. Basicamente, eles vendem pacotes para os Estados Unidos. Aqui estamos planejando, focando a restauração dos imóveis e o aproveitamento turístico. Conforme for caminhando, podemos lançar monumentos no exterior - afirmou.

Nenhum comentário: