segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Pilates na sala de aula




Iniciativas no mundo inteiro, inclusive Brasil, visam educar o corpo desde cedo.

Instrutores de Pilates do mundo inteiro podem participar, em seu próprio país, do programa "Pilates nas Escolas", em implantação nos Estados Unidos, sob a promoção da PMA, Pilates Method Alliance. O projeto pretende promover a saúde corporal desde cedo e faz uma homenagem a Joseph Pilates, buscando realizar o sonho do criador do método. Embora engatinhando - mesmo nos EUA a iniciativa é incipiente – no Brasil, muitos profissionais da área, envolvidos e seduzidos pelos benefícios do método, sonham em estendê-lo às crianças, alcançando as escolas, públicas e privadas.

"É preciso começar pelo possível", conta a instrutora de Pilates e educadora da Polestar Education (Pysio Pilates) Waneska Torres, que lançou uma primeira semente na escola do seu filho, em Belo Horizonte. Sob o apoio da direção, acaba de implantar a idéia, começando pelo 1º período, com crianças na faixa de 4 anos de idade. Sugeriu alguns exercícios, inseridos diariamente pelo professor, em algum momento das atividades do dia, como o "rolando", "quadrúpede", "serrote" e "sereia". Ao início e ao final, exercícios de equilíbrio em uma perna só, "tipo saci". "Não pode ser algo fechado, uma coisa ferrenha. À vezes dá para incluir o exercício, às vezes não, cabendo ao professor decidir. O importante é que as crianças tenham prazer em fazer", observa. A instrutora dá aulas de Pilates para os professores, incluindo a direção, na própria escola. É uma forma de envolvê-los na idéia e torná-los mais aptos na observação de seus alunos.


"É fundamental que vivenciem a prática do Pilates e seus princípios, eles estão se conhecendo melhor". Waneska esclarece que, de forma alguma, os professores tratam as crianças. Apenas vão observar, sugerir, desenvolver um olhar mais refinado para a linguagem corporal dos alunos, distinguir o que pode evitar muitos problemas futuros. "Temos que aprender a trabalhar na saúde, ao invés de esperar pela doença".

Daí foi um pulo para começar a envolver também os pais. Eles chegam um pouco mais cedo para buscar as crianças e fazem aulas de Pilates de solo na escola, duas vezes por semana. Já são duas turmas.

Em Salvador, a Associação Baiana de Pilates, presidida por Alice Becker, planeja firmar parceira com a PMA, para buscar a introdução no Brasil, do Pilates nas escolas. Segundo Alice Becker, "estamos inclusive desenvolvendo, há dois anos na Physio Pilates, a implantação de uma metodologia com repertório de exercícios específicos para crianças." Duas turmas regulares de crianças dão suporte ao desenvolvimento do programa e que já está em fase final de formatação.

"Começar desde cedo pode evitar lesões mais sérias depois. A gente vê crianças já com problemas de postura, escolioses, pés desalinhados", aponta a instrutora e proprietária de estúdio de Pilates em Belo Horizonte, Maria Luíza Cardoso, que participou de workshop de Pilates para crianças, em Salvador, na Physio Pilates. Ela lembra que os maus hábitos começam cedo, seja pelas mochilas pesadas, as horas seguidas em frente ao computador ou TV, a postura nas carteiras escolares. Luíza acredita que, através da diversão e do entretenimento, é possível passar os princípios do Pilates para as crianças, com muitos benefícios. "Aprende-se a lidar com o corpo de maneira mais natural, perceber o que acontece, apropriar-se dele", enfatiza.

Segurança, baixo custo, hábitos saudáveis

Nos Estados Unidos, crianças estão sendo levadas aos consultórios médicos em razão de diabetes tipo 2 e pressão alta. E a incidência de obesidade entre crianças dobrou, nos últimos 20 anos. Entre os motivos, lanches inadequados oferecidos pelas próprias escolas ao estilo dos fast-foods, e o excesso de guloseimas, tudo muito rico em calorias. Soma-se aí, a redução do tempo de Educação Física na grade escolar, em função de processos judiciais, movidos por acidentes com crianças nas aulas.

E foi tal quadro assustador que motivou a criação do Pilates nas Escolas. "A intenção é poder oferecer um programa seguro, de baixo custo e que cria hábitos saudáveis para as crianças, na escola e na vida", explica Sherri Betz, diretora da Pilates Method Alliance (PMA), com sede em Miami, instituição promotora do projeto e que cuida de garantia à certificação e qualidade de Pilates. Leia mais aqui

Nenhum comentário: