sábado, 22 de setembro de 2007

The Jazz Singer

da Efe, em Los Angeles

A chegada do som ao cinema, com a estréia, em 1927, de "The Jazz Singer" ("O Cantor de Jazz"), completa 80 anos e Hollywood prepara uma comemoração com todo o barulho possível.

Reprodução
Cartaz do filme "The Jazz Singer", de em 1927, com o ator Al Jolson
Cartaz do filme "The Jazz Singer", de em 1927, com o ator Al Jolson

A sede da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em Hollywood, vai exibir uma cópia restaurada do clássico. A Filmoteca de Los Angeles também programou uma projeção do filme original. Além disso, a edição em DVD acompanha o momento histórico.

"The Jazz Singer", com Al Jolson, foi o primeiro filme em que o som dos números musicais e dos diálogos foi sincronizado com a imagem.

A idéia inicial dos produtores era de um filme mudo, sobre a vida de um cantor judeu que se dedica ao jazz apesar da oposição de seu pai. As músicas seriam integradas à trama. Mas a presença de Jolson, considerado na época um dos maiores artistas do mundo, e com uma vida semelhante à história contada, mudou o conceito.

A versão restaurada de "The Jazz Singer" e os curtas-metragens serão postos à venda no dia 16 de outubro pelos estúdios Warner. O pacote para colecionadores terá três DVDs.

Nenhum comentário: