quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Petrobrás anuncia descoberta de nova reserva em Santos

Terceiro poço da bacia tem óleo de boa qualidade, mas ainda é preciso fazer testes para confirmar seu potencial

Nicola Pamplona O Estado de São Paulo

A Petrobrás anunciou ontem uma nova descoberta de petróleo de boa qualidade na Bacia de Santos. Desta vez, o reservatório foi encontrado em um bloco chamado BM-S-9, a 273 quilômetros de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Trata-se da terceira descoberta importante em águas profundas na região desde 2006. Num dos blocos, o BM-S-11, a empresa conclui testes que podem confirmar a existência de um megacampo, batizado de Tupi.

Sobre a nova descoberta, a companhia informou que ainda precisa abrir novos poços antes de confirmar a viabilidade das reservas. O primeiro poço produziu a média de 2,9 mil barris de petróleo e 57 mil metros cúbicos de gás natural por dia - segundo a empresa, o volume de produção foi limitado pela capacidade das instalações. O petróleo tem 27° API (unidade de medida da qualidade do óleo, segundo a qual, quanto mais perto de 50º, melhor).

'A partir desse novo resultado confirma-se, mais uma vez, o momento histórico da exploração de petróleo no Brasil e, particularmente, na Bacia de Santos', disse a companhia, em nota. O texto, porém, diz que novos investimentos serão necessários antes da comprovação da descoberta. Para isso, o consórcio, formado ainda pela britânica BG e pela espanhola Repsol, proporá um plano de avaliação do reservatório à Agência Nacional do Petróleo (ANP).

LEILÃO

O anúncio deve acirrar ainda mais a disputa por campos em águas profundas no próximo leilão de áreas exploratórias da ANP, em novembro. A agência vai oferecer 20 blocos na região onde estão as três descobertas da estatal - uma das ofertas terá preço mínimo de R$ 214 milhões, o terceiro mais alto do leilão. A própria Petrobrás já afirmou publicamente que pretende brigar pelas novas áreas.

O interesse reflete a expectativa de que a área se torne a próxima grande província produtora no País. Só no campo de Tupi, os sócios da Petrobrás estimam a existência de até 10 bilhões de barris de óleo equivalente (somado ao gás), dos quais 20% seriam recuperáveis.

A Petrobrás já perfurou um segundo poço no local e aguarda a avaliação dos resultados dos testes para anunciar o volume de reservas. O bloco BM-C-10 também tem uma descoberta, mas sua avaliação foi deixada em segundo plano por dificuldades técnicas, dizem fontes próximas ao projeto.

Nenhum comentário: