segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Processos contra aéreas do 11 de setembro


Mais de um terço dos casos de processos abertos por parentes de vítimas dos atentados de 11 de setembro chegaram a termos de acordos com as companhias aéreas e as empresas seguradoras, a menos de uma semana do início das primeiras audiências finais sobre o caso. Quatorze dos 35 casos remanescentes, incluindo a ação aberta pela viúva de Patrick Driscoll, um dos passageiros do vôo United 93 - derrubado na Pensilvânia. O caso de Driscoll seria o primeiro a chegar a um tribunal, em uma audiência marcada para hoje. Donald Migliori, advogado da família e de outros impetrantes, afirmou que uma das exigências do acordo era a de justamente não revelar o valor do montante acertado como indenização.

O ponto essencial para o acordo sobre Driscoll foi a autorização do juiz que preside o caso para que fosse apresentada na corte a transcrição das gravações do Cockpit Voice Recorder dos momentos finais do United 93. Se o desespero dos passageiros tentando retomar o controle do jato, em poder do terrorista Ziad Jarrah, foi um décimo do que vi no filme de Paul Greengrass, são gravações horripilantes. O Boeing foi jogado verticalmente ao solo por Jarrah ao perceber que os passageiros iriam conseguir invadir a cabine.

De 21 casos remanescentes, três são relativos a passageiros do vôo American Airlines 11, e dois do United Airlines 175, que se chocaram contra as torres Norte e Sul do World Trade Center, respectivamente. Outros 15 casos são relativos a passageiros do American 77, que se chocou contra o Pentágono (algo que, pelas imagens que não canso de ver na internet, me parece inverossímil).

Inicialmente, 96 famílias processaram as companhias aéreas e as empresas de segurança a elas ligadas por terem permitido que os 19 terroristas comandados pelo saudita Mohammed Atta entrassem nos aviões com armas. Esse grupo optou por não fazer parte do fundo especial de compensação às vítimas criado pelo congresso americano. Ao todo, US$ 5,99 bilhões serão distribuídos entre 2.880 famílias de vítimas do atentado. Fonte Slot do JB

Nenhum comentário: