terça-feira, 4 de setembro de 2007

Mercado interno puxa alta de 6,5% nas vendas da indústria

Demanda doméstica compensa efeito do dólar baixo no resultado das empresas, diz CNI

Desempenho se concentra nos segmentos de alimentos e bebidas (6,7%), máquinas e equipamentos (15%) e metalurgia básica (10,6%)

ANA PAULA RIBEIRO
DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

O aquecimento do mercado interno tem impulsionado as vendas na indústria, que em julho subiram 6,5% na comparação com o mesmo mês de 2006 e acumulam no ano uma alta de 3,3%. Para a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o maior dinamismo interno compensa o dólar baixo, que afeta o faturamento em reais das empresas exportadoras.

"Esses dados mostram que a demanda interna está forte e tem sido suficiente para dar um maior dinamismo à indústria", afirma Paulo Mol, da Unidade de Política Econômica da CNI.

Os dados divulgados fazem parte do boletim mensal "Indicadores Industriais", que mostra ainda que o crescimento das vendas em relação ao mês de junho cresceu 1,2% (dado dessazonalizado). Isso ocorreu mesmo com a valorização do real de 2,5% no mês. Nos 12 meses encerrados em julho, a valorização é ainda maior: 14%.

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