sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Lula sai em defesa de ritmo menor no corte de juro

Reuters/Brasil Online Portal O Globo

SÃO PAULO (Reuters) - Aproveitando entrevista a emissoras de rádio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou a iniciativa de sair em defesa da decisão do Banco Central de reduzir o ritmo de corte da taxa de juro. Nesta quarta-feira, a instituição votou por um corte de 0,25 ponto percentual na taxa, que passou para 11,25% ao ano . Lula ressaltou que o governo perseguirá o objetivo cumprir a meta de inflação.

- O BC vai continuar acompanhando o cumprimento da meta, acompanhando par e passo, junto com o ministro da Fazenda, a economia, para que a gente não permita que aconteça agora o que já aconteceu em outros momentos: parecia que tudo estava certo, daqui a pouco desarranja tudo- afirmou o presidente. - A inflação, quando atinge dois dígitos, ninguém segura mais. E nós não iremos permitir que a inflação saia da meta - acrescentou.

" Quem estiver apostando na volta da inflação para ganhar dinheiro, eu queria aproveitar a rádio de vocês para dizer: tire o cavalo da chuva "

O corte menor decidido por unanimidade pelos membros do Comitê de Política Monetária (Copom) ficou dentro do que esperavam analistas diante de índices de inflação que mostraram recentemente um repique dos preços.

Nesta quinta-feira, por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo subiu 0,47% em agosto , contra alta de 0,24% em julho.

A meta central de inflação deste ano é de 4,5% com margem de variação de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O IPCA, que baliza a meta, acumulou em 12 meses até agosto uma alta de 4,18%, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira.

No mercado, analistas apostam que o IPCA deve fechar o ano com alta de 3,92%, de acordo com a mais recente pesquisa feita pelo BC, divulgada na segunda.

- Quem estiver apostando na volta da inflação para ganhar dinheiro, eu queria aproveitar a rádio de vocês para dizer: tire o cavalo da chuva - afirmou o presidente.

Nenhum comentário: