A redenção da cidade
Escolha do Cristo como uma das sete maravilhas do mundo eleva a estima dos cariocas
Junte-se a escolha do Cristo Redentor como uma das sete novas maravilhas do mundo com o fato de a cidade estar às vésperas dos Jogos Pan-Americanos e adicione-se um magnífico domingo de sol. Está pronta a receita para levantar o astral do carioca, que ontem parecia ter despertado do pesadelo de conviver apenas com fatos desoladores, como a guerra do tráfico no Alemão, nas últimas semanas.
Nas praias cheias, a vitória do Cristo foi assunto obrigatório. Uma missa em ação de graças celebrou o acontecimento aos pés da estátua, que ontem recebeu cinco mil visitantes.
E, segundo a empresa que administra o trem do Corcovado, havia mais brasileiros do que de costume. Com a vitória, espera-se um aumento de até 30% no número de turistas nacionais.
Ao saber da vitória, o governador Sérgio Cabral ligou para o cardeal-arcebispo do Rio, dom Eusébio Scheidt, e pediu a missa, celebrada pelo padre Osmar Raposo. Além de Cabral, o ato reuniu fiéis e turistas. Dom Eusébio não compareceu por estar doente.
— Com a vitória e um Pan-Americano de sucesso, ninguém segura o Rio — disse Cabral, lembrando os apoios políticos para a eleição do Cristo, como o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos governadores de Minas Gerais e de São Paulo.
Cardeal destaca força espiritual
Para o cardeal-arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio, dom Eugenio Sales, a força espiritual funcionou: — A eleição do Cristo como um símbolo é importante, principalmente para o homem que sofre.
O casal Maria Dinorah Nunes, de 60 anos, e Jorge Antunes Nunes, de 71, visitou ontem o Cristo pela primeira vez. A intenção era cumprir uma promessa feita há seis anos.
O indiano Navneet Singh, que ficou sabendo da vitória apenas na manhã de ontem, quando visitava o Cristo, revelou ter ficado feliz também com a eleição do Taj Mahal.
— Eleva o espírito olhar para obras como essas, de grande importância para a humanidade — disse Singh.
Do alto de seus dois metros de altura, os irmãos percussionistas Eric e Cal Harris também participaram da festa, um dia depois de tocarem com o músico Lenny Kravitz no Live Earth, em Copacabana. Eles não demonstraram qualquer tristeza pela ausência da Estátua da Liberdade na lista.
Segundo o padre Osmar Raposo, que celebrou a missa, a orientação da Arquidiocese para as paróquias era de rezar para a vitória do Cristo.
Uma placa comemorativa, anunciando o monumento como uma das novas sete maravilhas, já está instalada no alto do Corcovado desde o início da campanha. Uma novidade está prevista para o fim do mês. De acordo com dom Ediney Gouvêa Matoso, que representava dom Eusébio, a capela local deverá ser reinaugurada até o fim do mês, depois de passar por reformas. Com capacidade para 40 pessoas, terá missas diárias em outras línguas e poderá realizar batismos e casamentos.
O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, disse que a escolha beneficia as atividades de hotéis, restaurantes, entretenimento, transportes e serviços de guias, que representam 4% do PIB estadual.
— Estou, como todo carioca, comemorando a vitória. E acho que ela não é importante apenas para as pessoas do Rio, mas para o Brasil inteiro.
Organizadores da campanha do Cristo acreditam que a vitória pode injetar R$ 89 milhões/ano na cidade.
O músico Charles Gavin, da banda Titãs, também festejou a escolha: — Estou há dez anos no Rio. Morei em dois lugares. O primeiro era uma cobertura no Humaitá, aos pés do Cristo. Depois me mudei para o Alto Leblon, onde vejo a Lagoa e o Redentor.
Ele se tornou íntimo da nossa família.
Essa eleição vai fazer um bem enorme para o Rio.
José Xavier, escultor da areia, já exibia ontem, na Praia de Copacabana, o novo título. Em uma de suas obras, abaixo da imagem do Corcovado, ele pôs a palavra “maravilha”.
— Resolvi homenagear o Cristo e incrementei a escultura hoje (ontem) de manhã, depois de tomar conhecimento do resultado da votação.
Nas feirinhas de artesanato, já começa a aumentar a procura por lembranças relacionadas ao Cristo, como conta a vendedora de ímãs Maria de Aparecida Almeida, de 53 anos.
— Vendi uns 30 ímãs com a imagem desenhada em concha.
A vendedora Valdete de Lourdes Araújo, de 55 anos, levou 25 camisetas com a gravura do Cristo para a sua barraca, em Ipanema. No fim do dia, restava apenas uma: — Se eu tivesse mais, vendia.
O Cristo foi estrela também da festa de inauguração do Parque Aquático Maria Lenk. O monumento foi homenageado em vários momentos.
Os nadadores Thiago Pereira, de Volta Redonda, e a carioca Rebeca Gusmão exibiram um pôster em homenagem ao Cristo. Imagens do Corcovado foram exibidas no telão e as meninas do nado sincronizado fizeram uma coreografia em que Lara Teixeira se transformava na estátua.
Imagens do Cristo e das outras seis maravilhas do mundo moderno inundaram as páginas virtuais da mídia internacional.
A eleição foi manchete do site da rede de TV americana CNN e ganhou destaque em portais de veículos como a emissora inglesa BBC e o diário argentino “La Nación”. Em algumas páginas, as reportagens demonstravam frustração com a derrota de candidatos locais. E, embora o templo de Parthenon, na Grécia, tenha sido um dos grandes favoritos deixados de fora da lista, o maior chororô veio de Espanha, Austrália e Chile.
O Cristo foi notícia também em sites de jornais da América Latina. “El Día”, da Argentina, exibe uma foto do monumento e informa que os cariocas celebraram a escolha do Cristo Redentor como maravilha do mundo.
“El Universo”, do Equador, também ilustra a sua reportagem com uma foto do monumento carioca.
Outros jornais deram espaço nobre à eleição em sua versão on-line, como o americano “The New York Times” e o francês “Le Monde”. O jornal inglês “The Observer” começou sua reportagem com a frase “cem milhões de votos não podem estar errados”.
Jornal O Globo
2 comentários:
Parabens Ministra!
Que orgulho de ter nosso pais tão divinamente representado pelo Cristo Redentor no Rio de Janeiro e pela Marta no Ministério do Turismo.
Vera
PARABENS AO POVO BRASILEIRO QUE GANHOU ATRAVES DO CRISTO , DEFINITIVAMENTE O JÁ FAMOSO CARTÀO POSTAL COMO UMA DAS 7 MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO.
PARABENS A MARTA QUE INCENTIVOU E AJUDOU ATRAVES DE SEU MINISTERIO PARA QUE ESSE FATO SE CONCRETISASSE.
BEBEL
Postar um comentário