terça-feira, 31 de julho de 2007

Overbooking - Batida de jatos em Heathrow

SLOT do JB

Saturação é isso. Dois jatos da British Airways colidiram na sexta-feira no taxiway de Heathrow, já a poucos metros do Terminal 4, provocando um prejuízo de vários milhões de dólares. Felizmente, a batida de "trânsito" foi a baixa velocidade e não houve feridos. O incidente ocorreu quando um Boeing 777 com 200 passageiros, de partida para Washington foi rebocado no Push back (aquele empurrão de saída do finger, de marcha a ré) e atingiu um Airbus A330 da mesma empresa que havia aterrissado vindo de Zurique e esperava permissão para estacionar no gate. Os passageiros, em pânico, disseram ter visto quado a asa do 777 "encaixou" na cauda do Airbus, destruindo parte do leme de profundidade deste último, um dano estrutural de consequências sérias, que obriga a retirada de serviço da aeronave por um bom tempo.

Segundo um passageiro que acompanhou a colisão do terminal, o impacto, mesmo a baixa velocidade, deslocou o A330 quase cinco metros. Carros de bombeiros foram rapidamente acionados, mas não houve incêndio. De acordo com a agência, os funcionários da BA disseram que um acidente dessa natureza "estava na iminência de acontecer em função de cortes na empresa feitos na área de segurança".

A crítica, no entanto, não bate com os motivos para o incidente. Segundo se apurou, o Airbus havia se posicionado para chegar ao gate, mas dependia da autorização final da torre, que deveria ser dada por um funcionário que não estava em seu posto naquele momento. Sem o OK da torre, o comandante ficou aguardando parado na pista. Enquanto isso, outro controlador já havia liberado o 777 para o push back.

Nenhum comentário: