quinta-feira, 26 de julho de 2007

Desemprego cai abaixo de 10%

O Globo Online; Fabiana Ribeiro - O Globo

RIO - A taxa de desemprego das seis maiores regiões metropolitanas do Brasil caiu para 9,7% em junho, 0,4 ponto a menos do que no mês anterior. Foi o primeiro recuo da taxa neste ano, após três meses de estabilidade em 10,1%. Em relação a junho de 2006, quando o desemprego chegou a 10,4%, a queda foi ainda maior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

O número de pessoas ocupadas ficou em 20,790 milhões nas seis regiões metropolitanas pesquisadas, alta de 1,3% sobre maio e de 3,2% frente a igual período de 2006. O total de pessoas desocupadas chegou a 2,225 milhões, queda de 3,9% na comparação mês a mês e recuo de 4,9% ante junho do ano passado.

O rendimento médio real do trabalhador caiu 0,5% em relação a maio, para R$ 1.119,20 o que representou um ganho de 2,7% ante junho do ano anterior.

Taxa do semestre também recuou

A taxa de desemprego do país no primeiro semestre deste ano ficou em 9,9%, abaixo do índice registrado no primeiro semestre de 2006, que foi de 10,1%, mostrou o IBGE.

Segundo Cimar de Oliveira, economista do IBGE, as perspectivas são boas para o próximo semestre.

- O que acontece com o mercado de trabalho em São Paulo é um indicador de tendência para o país. Essa melhora pode se espalhar para outras regiões - disse Oliveira, lembrando que a taxa de desocupação do país em junho ficou em 9,7% e a região metropolitana de São Paulo registrou queda de um ponto percentual.

Na quarta-feira, pesquisa da Fundação Seade e Dieese também mostrou recuo do desemprego na região metropolitana de São Paulo.

Nenhum comentário: