quinta-feira, 26 de julho de 2007

Marta chora com ouro e pede estrutura e fim do preconceito no futebol feminino


CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

A meia-atacante Marta, principal destaque da seleção brasileira feminina de futebol, que nesta quinta-feira conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos com uma goleada por 5 a 0 sobre o time sub-20 dos EUA, se emocionou ao falar da vitória.

Chorando, ela se lembrou das dificuldades pelas quais o esporte passa no Brasil, como a falta de estrutura e o preconceito.

"Hoje foi um dia muito especial, um dia em que o futebol feminino mostrou para o país que a gente tem condições de estar no pódio, no lugar mais alto", afirmou.

Marta, que joga no Umea, da Suécia, e foi eleita em 2006 a melhor jogadora do mundo pela Fifa, pediu apoio para disseminar o esporte nas categorias juvenis.

"A nossa esperança é que isso não pare por aí. Tem muita menina querendo jogar, muitas Martas, Formigas, Danielas. E a gente está aí junto na luta para que isso possa acontecer."

Ela reconheceu que o esporte ainda sofre muito com o preconceito. "É uma das coisas que atrapalham o desenvolvimento da gente aqui no Brasil, não só no futebol feminino, mas em todos os esportes. Mas nós mulheres estamos procurando o nosso espaço, mostrando o nosso potencial e, aos poucos, só temos a crescer."

A jogadora foi homenageada como a primeira mulher a deixar as marcas dos pés na Calçada da Fama, no Maracanã. Marta vai ter como "vizinhos" Zinho e Júnior, e seus pés ficarão próximos dos de Zico.

O técnico Jorge Barcellos, após o jogo, também se queixou do preconceito que o futebol feminino enfrenta no país. "Tivemos um Mundial no ano passado e só passava na TV fechada. Sabemos a realidade do povo brasileiro, nem todos têm condições de uma TV fechada", disse para depois acrescentar: "Como [ o futebol feminino] não é uma coisa lucrativa e o estádio hoje estava lotado?"

Campanha perfeita

A time brasileiro conquistou a medalha de ouro de forma invicta e sem sofrer gols. Foram 33 gols marcados e nenhum sofrido.

Os gols desta quinta foram marcados por Marta (em dois pênaltis), Cristiane (2) e Daniela Alves. A vitória serviu como espécie de revanche da derrota brasileira na final dos Jogos Olímpicos de Atenas.

Nenhum comentário: