quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Imagens de traseiros ganham mostra em Madri

Imagens de traseiros ganham uma curiosa mostra em Madri (Espanha)
Imagens de traseiros ganham
uma curiosa mostra em Madri (Espanha)


da BBC Brasil

Os traseiros viraram arte na Espanha. Uma exposição em Madri mostra, em 67 fotografias, a visão de grandes artistas internacionais sobre uma das partes mais admiradas da anatomia humana.

Há nádegas sedutoras, vulgares, simpáticas e eróticas. Há nádegas flácidas e em curvas generosas, como as de Marylin Monroe e Jennifer López, ou de prostitutas das ruas de Barcelona e de Paris nos anos 50.

São retratos sem face na maioria dos casos. Daí o nome da exposição: "Ocultos", organizada pela espanhola Fundação Canal, que será aberta ao público a partir de hoje.

Nas fotos de Robert Capa e Henry Cartier Bresson, os traseiros prestam tributo à mulheres anônimas. Prostitutas mostram corpos descuidados, em imagens eróticas e melancólicas.

Diante das lentes de Eve Arnold, Marylin Monroe (de corpo inteiro) surge nua com um roupão caído sobre uma cadeira. O mais famoso de todos os traseiros da mostra.

Para Salvador Dalí, a nudez feminina se traduz em outras formas da anatomia humana. Corpos amontoados compõem um balé em movimento.

Mas há também fotografias onde a nudez é mais natural, como as das tribos indígenas. Ou menos evidente. Como as de torsos masculinos e femininos em biquíni.

Segundo a Fundação Canal, a mostra é a primeira dedicada exclusivamente aos traseiros. As fotografias selecionadas foram feitas do início do século 20 até os dias de hoje. A exposição ficará em cartaz em Madri até o dia 6 de janeiro de 2008, na sede da Fundação.

Um comentário:

Anônimo disse...

É, parece que intuitivamente a gente volta aos mesmissimos assuntos. [:D]
Eu ainda esses dias fiz uma matéria no meu "Jornalóide" falando sobre a questão da nudez da cantora pop Vanessa Hudgens em um artigo intitulado "O que há de errado nessa foto?"
Se der, visite o site em Jornaloide.com.
Fui!