sexta-feira, 26 de outubro de 2007

pesquisa eleições municipais em Recife

Coluna de Magno Martins na Folha de Pernambuco

Mendonça consolida imagem

Algumas constatações óbvias da pesquisa do Ipespe sobre a sucessão de João Paulo no Recife, divulgada, ontem, dentro do pacote do “Barômetro Pernambuco”: Mendonça Filho se desvinculou completamente da imagem de Jarbas, de quem foi vice, ganhou luz própria e continua liderando nos três cenários avaliados.

Cadoca, que está em segundo, mas numa situação caracterizada de empate técnico, mostra, mais uma vez, que não pode ser um candidato subestimado, mesmo estando numa legenda nanica, o PSC. O candidato mais forte do PT, como se esperava, é o ex-ministro Humberto Costa, com 18% das intenções de voto, enquanto o mais fraco é Maurício Rands, com 2%.

João da Costa, o preferido do prefeito, aparece com 5%. A grande surpresa da pesquisa é o desempenho do candidato do PMDB, Raul Henry, que não consegue ultrapassar a casa dos 7%, mesmo depois de uma mídia intensa na tevê ao lado do senador Jarbas Vasconcelos.

Aliados do prefeito têm dito nos bastidores que farão uma campanha light em relação a Cadoca, porque quando seu nome é retirado de qualquer cenário em pesquisa, os votos migram quase na sua totalidade para Mendonça e não Henry. No mais, essa pesquisa vai dar mais munição às correntes do PT que passaram a combater a candidatura de João da Costa.

Nenhum comentário: