quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Boa notícia no combate a dengue

Representantes do Ministério da Saúde, do Instituto Butantan e da Fundação Gates, do criador da Microsoft, o milionário Bill Gates, se reuniram nesta quinta-feira para criar um cronograma de testes, produção e aplicação de uma vacina contra a dengue no Brasil.

Uma boa notícia, visto a propagação alarmante da doença. Só no Estado de São Paulo 78.614 habitantes contraíram a doença este ano. Das 645 cidades paulistas, 127 registram epidemia e na cidade de São Paulo ela cresceu 400% este ano.

Aguardando a vacina e necessário ampliar a campanha de informação e prevenção. Depois do descaso com o tema por aqui, está na hora de reagir.

O acordo entre os diversos entes federados e as fundações indica que a vacina é promissória.

A Folha Online informa que " Segundo o diretor-presidente do Butantan, Isaias Raw, a organização financiada pela Fundação Gates que desenvolve a vacina para levá-la ao mercado norte-americano está na fase de testes em macacos e em grupos de voluntários.

No Brasil, os testes com voluntários serão repetidos no verão de 2008, para "provar que a vacina produz anticorpos e não doenças", afirma Raw. Em 2009, o objetivo será produzir o medicamento em quantidade e testar sua capacidade de inibir o surgimento de dengue. Em 2010, por fim, a vacina deve chegar ao mercado.

Inicialmente, ainda de acordo com Raw, a vacinação atingiria os jovens, que são maioria entre os pacientes com dengue. Em seguida viriam as crianças, por prevenção."

Nenhum comentário: