segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Brasil e Estados Unidos trocam informações sobre o turismo

Brasília (18/10) – A ministra do Turismo, Marta Suplicy, participou, dia 18, em Washington (EUA), de uma série de reuniões nas quais foram apresentadas experiências do mercado turístico norte-americano que, eventualmente, poderão ser aplicadas no Brasil. Com representantes do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Marta Suplicy tratou de um sistema de estatísticas utilizado nos Estados Unidos que permite mensurar o fluxo de turistas e o tamanho de toda a economia do setor. As estratégias de promoção do turismo norte-americano também foram mostradas. Nesses encontros, também foi ressaltado o compromisso de colaboração e troca de informações entre os dois países.

Com representantes do governo norte-americano que tratam especificamente da preservação do patrimônio histórico e cultural, a ministra conheceu as principais políticas desenvolvidas, como a de roteiros turísticos organizados a partir de estradas secundárias. Nessas rotas tradicionais no país, as diferentes localidades investem na qualificação de seus atrativos, como, por exemplo, artesanato, arquitetura e patrimônio natural, fazendo com que esses roteiros tenham grande atratividade para o turista. Nos Estados Unidos, já são 126 roteiros assim organizados em 44 estados diferentes. “Essa experiência já existe em menor escala no Brasil e o sucesso que ela tem é uma referência positiva para continuarmos o trabalho de regionalização e estruturação de roteiros turísticos”, disse a ministra Marta Suplicy.

A ministra teve a oportunidade de trocar experiências sobre gestão de parques nacionais com representantes do Departamento do Interior. As informações obtidas neste encontro poderão subsidiar o trabalho que vem sendo realizado no Brasil pelos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, para a utilização sustentável desses patrimônios naturais. “A preservação das unidades de conservação e a utilização racional desses espaços contribuem para geração de trabalho e renda para as comunidades locais”, afirmou a ministra.



MTur intensifica ação de divulgação do Brasil nos EUA







Em Nova York, a ministra Marta Suplicy concedeu entrevistas a veículos especializados e falou do programa permanente para divulgar os destinos turísticos brasileiros naquele país





Ass. de CComunicação do Ministério do Turismo - ASCOM



Fonte portal do Ministério de Turismo.

Nenhum comentário: