quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Um debate público e pessoal

do Blog dos Blogs por Helena Chagas

Uau!!! Até que essas minhas prolongadas despedidas estao ensejando um debate muito interessante com voces sobre TV Pública. Acho que a maioria entende que nao só há espaço como necessidade de tal iniciativa hoje. E uma coisa que me fascina nisso tudo é que a entrada da TV digital no ar, com todos os recursos de interatividade que ela vai trazer, ampliando as oportunidades de participaçao do público na programaçao, vai mudar a forma de se fazer TV e, sobretudo, mudar a relaçao do cidadao com o meio. Acho que há muito, muito espaço mesmo, a ser explorado nesse campo da interatividade, sobretudo no jornalismo. Acho que o telespectador do futuro terá possibilidades de escolha infinitamente maiores do que tem hoje. E acho que nós, jornalistas, vamos ter que investir mais na qualidade e na diversidade dos nossos noticiários.

Enfim, vamos continuar conversando até a minha saída final e dolorosa deste espaço. Que ainda nao chegou. Aliás, essa discussao com vcs sobre TV Pública está virando também uma discussao sobre a minha própria vida e opçoes pessoais. Agradeço mais uma vez aos muitos que estao me dando a maior força. Um beijo pra voces.

A outros, aqueles que vaticinam que serei demitida, agradeço a preocupaçao com o leite das crianças aqui de casa. Mas, olha, nao costumo pensar muito nessas coisas quando mudo de emprego nao, sobretudo quando estou animada com um novo projeto. Acho que, como a maioria dos jornalistas, estou acostumada a essa circunstancia da nossa vida, que é nao ter estabilidade e poder ser demitido a qualquer hora e a qualquer momento. É do jogo.

Com isso, acho que respondo aos que indagam se terei estabilidade no novo trabalho. Nao, claro que nao. Pelo que sei, se o Congresso mantiver as regras que estao sendo discutidas para a TV Pública, qualquer diretor poderá, inclusive, ser afastado por voto de desconfiança do conselho curador que será formado por integrantes da sociedade - um mecanismo bastante saudável e democrático, aliás. Entao, queridos, voltando ao campo pessoal, nao é atrás de estabilidade ou remuneraçao que estou atrás nao. É de desafio profissional mesmo.

Aliás, disse a voces que nunca tive um emprego em que nao pudesse ser demitida a qualquer momento. Tive sim, gente, por um curto período, quando trabalhei na TV Senado. Entrei lá como funcionária concursada, c-o-n-c-u-r-s-a-d-a, viu? Tinha estabilidade e podia estar lá até hoje e por muito anos mais como funcionária pública. Mas nao fiquei porque nao estava feliz com o trabalho. E, como a vida é curta e só se vive uma vez, fui à luta atrás de outra coisa que me satisfizesse: dezoito horas de trabalho por dia como coordenadora de política da Sucursal de Brasília de O globo, onde fui muito feliz. Entao, aos que questionam minha opçao, a velha resposta: cada um é cada um e todos sabem onde lhe aperta o calo, certo????

PS- ainda voltarei. Deixei meu umbigo enterrado aqui nesse blog e vou ficar até o último minuto. Perdoem a falta de acentos e de certas letrinhas. Derramei água de coco no teclado do meu laptop e deu curto-circuito....beijos a todos.

Helena Chagas

Nenhum comentário: