terça-feira, 4 de setembro de 2007

3º Congresso do PT: A dialética da candidatura para 2010 (4)

Lula tenta evitar racha por causa de 2010, dizem aliados

Base elogia resolução do PT que prevê construir candidatura com coalizão

Eugênia Lopes

Brasília - A decisão do PT de apresentar uma candidatura à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser construída dentro da coalizão governista foi vista por partidos da base aliada como um estratagema montado pelo próprio presidente. Na opinião destes aliados, Lula interveio para evitar que os petistas se engalfinhem, desde já, na disputa para saber quem será o candidato do PT em 2010.

“É uma demonstração de maturidade do PT a sinalização de que pode abrir mão da cabeça-de-chapa”, disse o vice-líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ). Ele não escondeu as pretensões do partido: “É claro que o PMDB gostaria de ser o cabeça-de-chapa, uma vez que é o maior partido aliado.” Dirigentes do PMDB avaliam que com a estratégia de admitir um candidato de coalizão o PT quer, na prática, criar um “bom clima” com os aliados.

Às turras com o PT, o PC do B, foi outro que comemorou a decisão. “O PT anunciar que abre mão de alguma coisa já é uma grande notícia. É um acontecimento alvissareiro”, ironizou o ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PC do B-SP). “Acho legítima a pretensão do PT de ter candidato próprio, como acho dos demais também.” Leia mais no jornal O Estado de São Paulo (para assinantes).

Nenhum comentário: