quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Governo Serra: privatização já esta no edital de estudos e no orçamento


Governo paulista pré-seleciona três bancos

Vanessa Adachi - jornal Valor

O governo do Estado de São Paulo pré-qualificou três bancos para fazer a avaliação de 18 estatais que, potencialmente, poderão ser privatizadas. De sete instituições que apresentaram suas propostas para participar da concorrência, continuam no páreo apenas Citi, Merrill Lynch e o consórcio formado por JP Morgan e Banco Fator.


Na próxima segunda-feira, o governo abrirá as propostas de preço dos três grupos. Na primeira etapa de qualificação foram eliminados UBS, Banco Espírito Santo, Morgan Stanley e Itaú. Aparentemente, a desclassificação decorreu de problemas formais na apresentação das propostas. UBS e Morgan Stanley detinham um mandato antigo, ainda da época do governo de Mário Covas, para vender a Cesp, mas esse mandato perdeu a validade. No mercado financeiro, comenta-se que o Citi tende a ser mais agressivo, cobrando comissão mais baixa. O mesmo era esperado do UBS, que foi desclassificado.


A idéia do governo é avaliar 18 empresas, entre elas, Nossa Caixa, Sabesp, Metrô, Cesp, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Dersa. Um banco contratado também deverá estudar as modelagens de venda das empresas. Pode haver privatização, venda de participação minoritária, cisão e as operações podem ser em bolsa ou não.


Por enquanto, o governador José Serra e o secretário de Finanças, Mauro Ricardo, têm sido cautelosos ao comentar o tema, limitando-se a dizer que o objetivo é reavaliar os ativos estaduais e que nenhuma decisão foi tomada ainda. Mas o edital de contratação dos bancos prevê a venda de até seis empresas por ano. Além disso, o orçamento de 2008 já prevê receita com a venda de ações da Cesp.

Um comentário:

Anônimo disse...

eles privatizam porque nao sao deles,e tem que fazer o pé de meia,senao outro o faz.