domingo, 1 de julho de 2007

Ferraz lança obras do 2º Centro Educacional Unificado (CEU)

Fazendo escola

Diário de Suzano

Suzano, SP - domingo

EDGAR LEITE

DE FERRAZ

O prefeito Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge, lançou ontem de manhã a pedra fundamental das obras da 2ª unidade do Centro Educacional Unificado (CEU) de Ferraz de Vasconcelos. Desta vez, foi na Vila Margarida. O primeiro já havia sido lançado na Vila Santo Antônio e deve ficar pronto até o final do ano. O da Vila Margarida, no terceiro semestre do ano que vem.

Durante solenidade de lançamento, o prefeito anunciou que a Prefeitura vai investir R$ 3,9 milhões - de recursos próprios e de verbas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) do Ministério da Educação - em cada CEU de Ferraz. O investimento total - com três unidades previstas - vai atingir R$ 11,7 milhões até o final do ano que vem.

O prefeito afirmou também que até março de 2008, as obras do terceiro CEU serão lançadas no Jardim Castelo. “O Centro Educacional Unificado é um novo conceito de escola”, afirmou o prefeito. A intenção, segundo ele, é manter as crianças por, pelo menos, 8 horas na unidade: sendo 4 horas em atividades pedagógicas e outras 4 horas para atividades esportivas e culturais. “Nos finais de semanas as obras do Centro Educacional vão ficar abertas para a comunidade”, disse.

O CEU da Vila Margarida levará o nome de Kishisaburo Iguchi, pai do ex-prefeito de Ferraz por dois mandatos, Makoto Iguchi. O projeto é semelhante às escolas que a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, implantou na cidade, no intuito de atender mais crianças, e oferecer diversidade de trabalhos extracurriculares.

Vista das piscinas de um dos CEU construidos por Marta Suplicy na periferia de São Paulo

Ontem, além do prefeito Jorge Abissamra, participaram do evento de lançamento os secretários Elias Abissamra (Obras), Flávio Batista de Souza (Esportes), o Inha, além da secretária de Educação Berenice Nascimento Paglia (Educação) que ressaltou o empenho da atual administração em aprimorar o ensino público municipal, entre outros.

OS EQUIPAMENTOS O CEU inclui creche, Escola de Educação Infantil, Escola de Ensino Fundamental, playground, centro comunitário, teatro, cinema, biblioteca, quadras de esportes, piscinas, vestiários, ateliês, estúdios para oficinas de vídeo, e fotografia, telecentro, pista de skate e área verde. O CEU oferecerá educação, esporte, cultura, lazer e aulas de informática em um mesmo local.

“Esse projeto é um passo importante para um novo conceito em educação. O CEU de Ferraz será um exemplo para o Estado de São Paulo”, disse o prefeito de Ferraz de Vasconcelos.

O CEU será construído numa área de 4 mil metros quadrados de obra e com a infra-estrutura montada no local chegará a 6 mil metros quadrados.

De acordo com o prefeito, o projeto oferece formação em recursos educativos e culturais, integrados com a realidade da comunidade e direcionada a toda a família. “Trata-se de uma escola que visa formar cidadãos multiplicadores dos conceitos ali desenvolvidos”, disse.

Com a construção do CEU, a Prefeitura de Ferraz dará um salto significativo na criação de equipamentos públicos.

Nenhum comentário: