quinta-feira, 2 de agosto de 2007

SP é a 2ª cidade no ranking da burocracia

Capital perde no Brasil apenas para Manaus (AM) em entraves à abertura de empresas, aponta órgão do Banco Mundial


Prefeitura diz que prepara mudanças no sistema de concessão de alvarás e licenças para reduzir tempo gasto pelos contribuintes

LEANDRA PERES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

São Paulo é a segunda pior cidade no Brasil para obter a licença de funcionamento da prefeitura para uma nova empresa, segundo avaliação do IFC (International Finance Corporation, braço financeiro do Banco Mundial).
O levantamento foi feito ao longo do ano passado em 25 municípios brasileiros e em outros 40 na América Latina.
Se forem considerados todos os 65 municípios avaliados pelo Banco Mundial, São Paulo tem a 59ª colocação na concessão da licença de funcionamento.
A capital conseguiu resultados melhores no ranking que mede a facilidade para a concessão do alvará de construção, embora não esteja no topo da lista: ocupa a 11ª posição no Brasil e a 29ª no ranking geral.
A cidade brasileira onde é mais fácil conseguir a autorização para abrir uma empresa é Vitória (Espírito Santo). Ali, a licença sai em 18 dias e o empresário tem de ir três vezes até a prefeitura. Já a concessão do alvará de construção é mais eficiente em Curitiba (Paraná).
"Há muita heterogeneidade nos municípios brasileiros, mas, como regra geral, os entraves burocráticos levam a um mau clima de negócios, e isso afeta diretamente o investimento e a formalização das empresas", disse Kristtian Rada, coordenador do trabalho.
Para avaliar o desempenho de cada uma das cidades, os pesquisadores do IFC consideraram, além do tempo para obter os documentos e o número de visitas à prefeitura, critérios como as informações disponíveis para os empresários, o treinamento dos servidores públicos, a qualidade das inspeções e a infra-estrutura da prefeitura. Leia mais na Folha de São Paulo (para assinantes).

Nenhum comentário: