quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Preocupação com bancos derruba bolsas nos EUA e Europa

Jornal Valor

As principais bolsas de valores dos Estados Unidos e da Europa fecharam em queda ontem, após a corretora Merrill Lynch ter alertado que a crise do crédito afetará o lucro dos bancos. O mercado acionário também foi afetado por dados mostrando queda na confiança do consumidor e desvalorização nos preços de moradias, aumentando preocupações sobre o cenário econômico.

O humor das bolsas piorou perto do fechamento, após a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve.


O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 2,10%, a 13.041 pontos. O Standard & Poor´s 500 declinou 2,35%, para 1.432 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq perdeu 2,37%, a 2.500 pontos.


A ata do Fed mostrou o aumento da preocupação da autoridade monetária sobre o mercado imobiliário e seus efeitos sobre os gastos dos consumidores.


Enquanto isso, a Merrill Lynch revisou para baixo a recomendação das ações do Bear Stearns, Lehman Brothers e Citigroup, de "compra" para "neutra", e diminuiu as estimativas de lucro dos bancos por conta da turbulência nos mercados, atividade mais fraca de aquisições e problemas do setor imobiliário de alto risco.


Na Europa, puxado pelas ações de bancos como BNP Paribas (queda de 3,4%) e Deutsche Bank (1,7%), as principais bolsas também caíram, interrompendo a sequência de sete dias de alta. Em Londres, o FTSE-100 cedeu 1,90%, para 6102,20 pontos. O CAC-40, de Paris, baixou 2,08%, ficando em 5474,17 pontos.


As ações do Barclays caíram 3,6% depois que o "Financial Times" informou que a exposição do banco a partir de sua ligação com o banco público alemão Sachsen LB, pode chegar a "centenas de milhões de dólares".

Nenhum comentário: