terça-feira, 21 de agosto de 2007

Atuação de Marta Suplicy anima prefeitos tucanos

Cristiane Agostine, jornal Valor (para assinantes)

"Está excelente com Marta. As emendas estavam engavetadas, mas agora mudou e podemos dar andamento a obras prioritárias", disse ontem o prefeito de Avaré, Joselyr Benedito Silvestre (PSDB), sobre Marta Suplicy, ministra do Turismo. Embalado pelo pragmatismo, o tucano demonstrou-se satisfeito com a atuação da petista, depois que conseguiu ampliar a receita do município com recursos do governo federal. No quarto mandato, ele usou o mesmo raciocínio para descrever o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Para mim está sendo melhor do que em qualquer outro governo". Até mesmo em relação ao de Fernando Henrique Cardoso? "Com FHC não consegui nada. Agora já consegui mais recursos."

Joselyr foi um dos prefeitos de 67 estâncias turísticas paulistas que se reuniram com Marta Suplicy ontem, em São Paulo. A ministra estava à vontade entre prefeitos de partidos opositores. Com as constantes viagens aos municípios e o repasse de recursos, principalmente ao contemplar emendas parlamentares, Marta conquistou a simpatia de alguns tucanos. Acompanhada por sua claque política, como os petistas Jilmar Tatto, Donisete Braga e Antonio Mentor e o ex-secretário Valdemir Garreta, ela ouviu por quase uma hora dezenas de pedidos por mais recursos. Entre aplausos, cumprimentos e flashes, mostrou estar disposta a contemplar as mais diferentes demandas e a dialogar com a oposição. "Todas as emendas individuais são contempladas", disse.


Como ministra, ela quer aproximar-se dos opositores. Na próxima semana, se reunirá com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e com o governador do Estado, José Serra (PSDB). Ontem, ao ouvir críticas sobre o saneamento estadual, aproveitou: "Quem tem reclamações? Falem a cidade que levarei ao governador".


Da estância de Socorro, o prefeito, José Mario de Faria (PSDB), também usou o pragmatismo para descrever a atuação de Marta. "Tive dois pleitos atendidos. Agora o ministério está funcionando. Antes nada saía." O tucano não descartou a possibilidade de apoiá-la caso seja candidata. "Uma mão lava a outra", explicou. Colega de partido, Paulo Roberto Scachetti, prefeito de Serra Negra, disse que Marta está "abrindo o diálogo com todas as cidades, de todos os partidos". O maior impacto da liberação de recursos recai nos menores municípios. "Faz uma diferença enorme pra gente", disse Luvaldo Flaiban (PTB), prefeito da cidade de Morungaba, de 11 mil habitantes. Apesar do apoio recebido , Marta desconversou sobre a possibilidade de candidatar-se em 2008 . "Sou ministra, gostando de ser ministra e estou fazendo muito."

Nenhum comentário: