quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

VOCÊ ACREDITA EM PESQUISA ?



As pesquisas tiraram 10 pontos
percentuais da Hillary


Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 852

. Uma semana atrás, as pesquisas eleitorais mostravam que Hillary Clinton ganharia a eleição primária do estado de New Hampshire com uma vantagem de dois dígitos.

. Na véspera da eleição, as pesquisas eleitorais mostravam uma reviravolta: Barack Obama ganharia com uma vantagem de dois ditos, por causa da surpreendente vitória em Iowa.

. As pesquisas eleitorais foram as grandes derrotadas – para quem acredita nelas – nas primárias do Partido Democrata (clique aqui para ler “Você acredita nas pesquisa ?”)

. Em Iowa – quando as pesquisas escolheram Hilllary – e agora, em New Hampshire, onde a margem foi apertada.

. A vitória de McCain, no lado Republicano, era mais esperada, porém, também ele tinha sido menosprezado pelas pesquisas e os “colunistas” da imprensa americana.

. A votação de Hillary se deve em boa parte – segundo a cobertura da CNN, da Fox News e da BBC, a que assisti – à fidelidade do eleitorado feminino, ao eleitorado trabalhador e sindical (que sempre gostou de Bill Clinton) e a Bill Clinton.

. E à fidelidade do eleitor mais pobre.

. Mais de 50% dos eleitores democratas com renda anual inferior a US$ 50 mil votaram em Hillary.

. Bill Clinton, nos últimos dias, pôs a mão na massa e partiu para o ataque a Obama, com o argumento de que Obama não tinha sido suficientemente questionado – pela imprensa e pelos eleitores.

. Obama se vangloria de ter votado contra a Guerra do Iraque. Hillary votou a favor.

. Mas, Bill Clinton tentou provar que, depois de votar contra a Guerra do Iraque, Obama aprovou todas as medidas que se tornaram necessárias para que os Estados Unidos realizassem uma campanha eficaz no Iraque – logo, dali em diante Obama e Hillary tinham votado da mesma maneira.

. Aí, disse Bill Clinton, o desempenho de Obama é “ um conto da carochinha”.

. Os eleitores que formam a base mais sólida do Partido Democrata adoram Bill Clinton.

. Obama está à esquerda dos Clinton.

. E isso, os Clinton e os Republicanos vão combater, daqui para frente.

. Pode dar Clinton, Hillary, McCain, Huckabee ou Romney.

. E as pesquisas, nos Estados Unidos, continuarão a ser recebidas como hoje: com ceticismo.

. Acredita em pesquisa quem quer – ou quem faz com que os outros acreditem.

Em tempo: até pesquisa de boca-de-urna errou: segundo a Fox, 39% dos eleitores Democratas que tinham acabado de votar escolheram Obama; e 34%, Hillary.

Em tempo 2: é bom lembrar que, no Brasil, três anos antes da eleição, o Datafolha já elegeu o presidente eleito José Serra.

Em tempo 3: agora de manhã, a CNN tirou a média das pesquisas eleitorais em New Hampshire. Em média, as pesquisas eleitorais tiraram 10 pontos percentuais de Hillary Clinton. Acredita quem quiser.

Nenhum comentário: