VOCÊ ACREDITA EM PESQUISA ?
As pesquisas tiraram 10 pontos
percentuais da Hillary
Paulo Henrique Amorim
Máximas e Mínimas 852
. Uma semana atrás, as pesquisas eleitorais mostravam que Hillary Clinton ganharia a eleição primária do estado de New Hampshire com uma vantagem de dois dígitos.
. Na véspera da eleição, as pesquisas eleitorais mostravam uma reviravolta: Barack Obama ganharia com uma vantagem de dois ditos, por causa da surpreendente vitória em Iowa.
. As pesquisas eleitorais foram as grandes derrotadas – para quem acredita nelas – nas primárias do Partido Democrata (clique aqui para ler “Você acredita nas pesquisa ?”)
. Em Iowa – quando as pesquisas escolheram Hilllary – e agora, em New Hampshire, onde a margem foi apertada.
. A vitória de McCain, no lado Republicano, era mais esperada, porém, também ele tinha sido menosprezado pelas pesquisas e os “colunistas” da imprensa americana.
. A votação de Hillary se deve em boa parte – segundo a cobertura da CNN, da Fox News e da BBC, a que assisti – à fidelidade do eleitorado feminino, ao eleitorado trabalhador e sindical (que sempre gostou de Bill Clinton) e a Bill Clinton.
. E à fidelidade do eleitor mais pobre.
. Mais de 50% dos eleitores democratas com renda anual inferior a US$ 50 mil votaram em Hillary.
. Bill Clinton, nos últimos dias, pôs a mão na massa e partiu para o ataque a Obama, com o argumento de que Obama não tinha sido suficientemente questionado – pela imprensa e pelos eleitores.
. Obama se vangloria de ter votado contra a Guerra do Iraque. Hillary votou a favor.
. Mas, Bill Clinton tentou provar que, depois de votar contra a Guerra do Iraque, Obama aprovou todas as medidas que se tornaram necessárias para que os Estados Unidos realizassem uma campanha eficaz no Iraque – logo, dali em diante Obama e Hillary tinham votado da mesma maneira.
. Aí, disse Bill Clinton, o desempenho de Obama é “ um conto da carochinha”.
. Os eleitores que formam a base mais sólida do Partido Democrata adoram Bill Clinton.
. Obama está à esquerda dos Clinton.
. E isso, os Clinton e os Republicanos vão combater, daqui para frente.
. Pode dar Clinton, Hillary, McCain, Huckabee ou Romney.
. E as pesquisas, nos Estados Unidos, continuarão a ser recebidas como hoje: com ceticismo.
. Acredita em pesquisa quem quer – ou quem faz com que os outros acreditem.
Em tempo: até pesquisa de boca-de-urna errou: segundo a Fox, 39% dos eleitores Democratas que tinham acabado de votar escolheram Obama; e 34%, Hillary.
Em tempo 2: é bom lembrar que, no Brasil, três anos antes da eleição, o Datafolha já elegeu o presidente eleito José Serra.
Em tempo 3: agora de manhã, a CNN tirou a média das pesquisas eleitorais em New Hampshire. Em média, as pesquisas eleitorais tiraram 10 pontos percentuais de Hillary Clinton. Acredita quem quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário