quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

FHC, Serra e Kassab juntos no palanque; e na campanha?



O GLOBO: E o Alckmin?

FH sobe em palanque com Serra e Kassab em SP

Publicada em 29/01/2008 às 18h09m

Flávio Freire - O Globo

Wladimir de Souza/Diário de São Paulo - Wladimir de Souza/Diário de São Paulo

SÃO PAULO - Um dos dias mais chuvosos de janeiro em São Paulo não foi obstáculo para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sair de casa e subir nesta terça-feira a um palanque montado na periferia da cidade, ao lado do governador José Serra (PSDB), num evento que reunia também o prefeito Gilberto Kassab (DEM). A presença de Fernando Henrique na inauguração de duas estações de trem na zona leste foi interpretada ao longo do dia como uma clara demonstração de que o comando do PSDB está mais muito mais afinado com o projeto de reeleição de Kassab, que tem recebido apoio da cúpula tucana, diferentemente do ex-governador tucano, Geraldo Alckmin, também pré-candidato à prefeitura paulistana.

" Não adianta caciques já começarem a subir no palanque, porque quem vai decidir mesmo se o Geraldo será ou não candidato é a base do partido, é quem amassa barro todo dia "

- Não adianta caciques já começarem a subir no palanque, porque quem vai decidir mesmo se o Geraldo será ou não candidato é a base do partido, é quem amassa barro todo dia, e não quem enfrenta uma chuva dessa só dar demonstração de força - disse um tucano do chamado grupo dos alckmistas.

Fernando Henrique evitou polemizar em torno de sua presença no local:

- Vim para um momento de inauguração de uma coisa importante para a zona leste, é essa a razão. Quando chegar o momento apropriado, aí eu digo o que eu acho (sobre a sucessão em São Paulo) - disse o ex-presidente, de blazer zul e gravata amarela, as cores do PSDB.

Diante da insistência para opinar sobre a discussão em torno dos nomes de Kassab e Alckmin, Fernando Henrique foi taxativo:

" Vim para um momento de inauguração de uma coisa importante para a zona leste, é essa a razão "

- Estamos entrando em um assunto que eu não quero - afirmou ele, que declarou recentemente que o melhor para o partido seria Alckmin concorrer ao governo de São Paulo, daqui a dois anos, e assim o terreno ficaria livre para Kassab.

Serra, que também apoiaria a candidatura de Kassab para não perder a aliança com o DEM numa eventual candidatura à Presidência, em 2010, disse que Alckmin também foi convidado para participar do evento. Para evitar constrangimentos nessa etapa inicial da pré-campanha em São Paulo, o governador teria acertado com Kassab e Alckmin de que os dois seriam convidados para todos os eventos oficiais do governo estadual. Alckmin não fora ao evento porque estaria cumprindo agenda no interior do estado. Sobre a presença do ex-presidente, Serra argumentou:

- Ele (o ex-presidente) está aqui para visitar uma exposição de fotos sobre a USP.

Em meio às articulações para a campanha eleitoral em São Paulo, a executiva estadual do PMDB decidiu criar ontem uma comissão para, no prazo de 30 dias, indicar o nome do candidato que irá concorrer ao cargo de prefeito. Os nomes do deputado federal Michel Temer e Alda Marco Antonio serão os primeiros da lista a serem procurados pela comissão, que também tem a missão de compor uma chapa de candidatos a vereador.

PSOL terá candidato à Prefeitura de São Paulo

O PSOL decidiu, nesta terça-feira, lançar candidato próprio para disputar as eleições em São Paulo. A executiva estadual esteve reunida na segunda-feira. O nome do deputado federal Ivan Valente (SP) foi apresentado como pré-candidato a prefeito. Em nota à militância, os membros da Executiva afirmaram a necessidade de uma alternativa programática e socialista para a cidade.

O PSOL também abriu o processo de debate para a construção do programa de governo. O partido deve apresentar uma plataforma alternativa, que discuta os grandes problemas do município, inverta prioridades, garanta a participação popular e seja voltada aos interesses populares.

São Paulo ganha 521 mil novos eleitores; mulheres chegam a 52%

Balanço da Justiça Eleitoral de São Paulo aponta que Em 2007, 521.420 novos eleitores se cadastraram na Justiça Eleitoral do estado de São Paulo. De acordo com Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o número de eleitores paulistas subiu de 28.032.061 em dezembro de 2006 para 28.553.481 em dezembro de 2007, um aumento de 1,86%. O estado é responsável por 22,4% do total do eleitorado brasileiro, que é de 127.464.143 eleitores. O percentual em dezembro de 2006 era de 22,29% sobre um total de 125.764.981 eleitores cadastrados no país todo.

Atualmente o maior número de eleitores no estado é do sexo feminino. São 14.830.343 eleitoras, correspondendo a 51,94% do total.

Analândia, localizada na região central do Estado, foi a cidade que apresentou maior crescimento do eleitorado. Há um ano o município tinha 3.681 eleitores registrados. Esse número cresceu 14,07%, atingindo 4.199 eleitores em dezembro de 2007.

Os eleitores em débito com a Justiça Eleitoral ou que tiveram seus títulos cancelados - foram 324.351 cancelamentos no estado - devem procurar os cartórios eleitorais para regularizar sua situação. O eleitor também deve ir aos cartórios em casos de alistamento, transferência do local de votação, emissão de segunda via do título e certidão de quitação eleitoral. O eleitor com situação regular com a Justiça Eleitoral pode emitir a certidão diretamente no site do TRE-SP www.tre-sp.gov.br.

Nenhum comentário: