quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A gambiarra é do PSDB, mas Sherlock Serra já decidiu que foi o PT


Segundo a Folha de São Paulo, para o governador Serra o novo incêndio no HC é um ato criminoso de responsabilidade do PT. Para O Estado de São Paulo a gambiarra pode ter a ver. O sherlock Serra é avesso a fumo, diferentemente do célebre detetive inglês e seu famoso cachimbo. Mesmo careca, o nosso governador dispensa o famoso gorro do detetive. Além destas diferenças, tem uma que é crucial: o inglês investigava antes de manifestar suas conclusões e o nosso amador tupiniquim chega e sai atirando. Ele procura um bode expiatório para encobrir tanta incompetência com incêndios, pane no metrô e túneis que desabam. Em verdade o PSDB é o principal suspeito, eles é que governam faz 16 anos o Estado. Elementar, meu querido Watson.

Para Serra, fogo pode ter sido criminoso

O governador citou o fato de o incêndio ter ocorrido em uma sala fechada e disse que essa hipótese será investigada

Os sindicatos dos médicos e dos funcionários criticaram a declaração do governador sobre sabotagem, dizendo que isso gera insegurança

MARINA GAZZONI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou ontem que o incêndio que atingiu uma sala do HC (Hospital das Clínicas) ontem de manhã pode ter sido "provocado", e não acidental. O HC faz parte da rede estadual de saúde. "O incêndio foi numa sala fechada, sem elementos de combustão. Existe a hipótese, que vai ser investigada, de que foi provocado", afirmou o governador em entrevista coletiva.
A Folha apurou que, no governo, existe suspeita de sabotagem porque o incêndio não teve uma causa relacionada com a engenharia e a manutenção do prédio.
Essa suspeita baseia-se no fato de que alguns setores tiveram seus interesses contrariados pela direção do hospital. Há, por exemplo, funcionários descontentes com medidas de moralização adotadas pela direção do hospital, como exigência de cumprimento da jornada de trabalho.
Além disso, cerca de 300 funcionários aposentados foram demitidos no fim do ano passado, porque acumulavam aposentadoria e salário da ativa. Por fim, foi feita uma revisão dos contratos do hospital, incluídos os de terceirização de pessoal (prestação de serviços).

Provocação
Na entrevista coletiva, Serra acusou o PT -partido que faz oposição ao governo estadual- de influenciar o Sindicato dos Funcionários e Servidores do Hospital das Clínicas.
De manhã, a entidade tinha afirmado que pediria a interdição do prédio até que fossem realizadas obras de segurança -à tarde, após uma reunião com a superintendência do HC, voltou atrás.
"O sindicato lá é petista. Essa manifestação é atitude de quem torce pelo pior e age com base em provocação para enfraquecer a diretoria do HC. Isso é provocação petista", disse Serra. "Toda vez que um dirigente sindical falar, é interessante ver a que partido pertence e qual é o esquema político que está procurando servir."
Itamar Marinho da Costa, presidente do sindicato dos funcionários, diz que "não faz política com a desgraça dos outros" e que Serra está mal assessorado. Sobre a questão da sabotagem, o sindicalista disse que a declaração é precipitada.
A hipótese de incêndio "provocado" foi criticada também pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo. Para o presidente da entidade, Cid Carvalhaes, a declaração do governador foi "infeliz e inadequada".
"O governador não pode pura e simplesmente lançar uma suspeita, sem fundamento nem explicação. Isso gera ainda mais insegurança", afirmou.
"A declaração foi inoportuna, extremamente inábil e não se justifica. O que se espera de um governador é maior sensatez", acrescentou Carvalhaes.
O Sindicato dos Médicos solicitou uma reunião com os dirigentes do Hospital das Clínicas para saber das condições de segurança do edifício. "Já havíamos pedido explicações logo após o primeiro incêndio [no dia 24 de dezembro], mas até hoje não tivemos resposta. Se não obtivermos explicação, vamos acionar o Ministério Público e o Judiciário."

Obras
Em nota, o HC afirmou que as obras para a recuperação da rede elétrica danificada no incêndio de dezembro foram iniciadas ontem. O investimento previsto é de R$ 2,78 milhões, e o prazo de entrega, abril.
Os promotores José Carlos de Freitas e Anna Trotta Yaryd farão hoje uma inspeção no HC acompanhados de técnicos dos Bombeiros e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
Se for constatada necessidade de obras emergenciais, devem acionar a Justiça para pedir a liberação "imediata" de verba. Desde 2005, a promotoria investiga a falta de segurança no prédio e cobra reformas.


Colaborou CINTHIA RODRIGUES



HC tem incêndio perto de gambiarra na fiação; Serra fala em sabotagem

Ninguém ficou ferido e não houve tumulto; fogo começou em sala fechada onde são guardados equipamentos

Bruno Tavares, Anne Warth, Marcela Spinosa e Eduardo Reina

O ESTADO DE SÃO PAULO

Um princípio de incêndio atingiu ontem uma sala do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, em Pinheiros, zona oeste - exatamente no dia em que começaram as obras na fiação danificada num incêndio há um mês. Ninguém se feriu e o atendimento não foi prejudicado. A reportagem constatou que há várias gambiarras na rede elétrica do prédio, com dezenas de fios expostos pelos corredores e presos com fita crepe.

O HC afirmou que o incêndio ocorreu num local de acesso restrito, usado para armazenar equipamentos de endoscopia, na rampa entre o 5º e 6º andares. O governador José Serra sugeriu que o incêndio pode ter sido intencional. “Foi numa sala fechada, sem elementos de combustão, inclusive existe a hipótese, que vai ser investigada, de que foi provocado”, disse. “Ninguém acendeu fósforo, não havia motivo para fumaça.”

Segundo boletim registrado no 14º Distrito, às 6 horas um funcionário percebeu uma forte fumaça. Ele avisou um vigilante, que arrombou a porta e, com um extintor, controlou as chamas. Depois, chegaram oito carros do Corpo de Bombeiros.

A reportagem verificou que, logo acima da rampa onde fica o depósito, no corredor que dá acesso ao setor de Endoscopia, no 6º andar, um fio branco preso por fita crepe corre por 50 metros. No andar, o fio sai de uma tomada próxima do Ambulatório de Oftalmologia, mas a origem da conexão são quadros de força no subsolo. Além disso, do 4º ao 6º andares, chumaços de fios atravessam o hall de elevadores. Em alguns pontos, parecem varais. Havia ontem forte cheiro de queimado no 2º, 5º, 6º e 9º andares.

“Do jeito que estão, as instalações não oferecem risco, mas a fiação exposta deveria ser temporária”, afirmou o engenheiro João José Barrico de Souza, professor de Engenharia de Segurança da Escola Politécnica da USP. Ele disse que não é possível afirmar que a fiação tenha causado o fogo ontem. “Só que o primeiro incêndio vai completar um mês e, pelas fotos, não há sinais de que esteja sendo trocada.”

A assessoria do HC informou que não sabe dizer a situação da fiação exposta, pois a reportagem percorreu o local após a vistoria dos bombeiros

Um comentário:

Sylvia disse...

Até que enfim alguém colocou o dedo na ferida, porque tem hora que não dá pra aguentar ver os tucanos colocando a culpa de tudo no PT e o PT não reagindo nunca. São Paulo está desabando, está se afogando, está se deixando entregar para o PCC, está se deixando roubar no Masp, está se incendiando no HC, está abrindo crateras no metrô e a culpa é toda do PT? Não caberiam processos? Sei lá, difamação e injúria ou coisa parecida? Tem hora que não entendo. Tá certo que existe o gás paralizante, mas puxa vida, não acordaremos nunca? Tá certo que a mídia nada vê no caso dos tucanos, mas será que o PT não tem outra forma de se comunicar com a população além da mídia convencional? Tem hora que não entendo mesmo.