terça-feira, 2 de outubro de 2007

3,7 milhões freqüentam academias no Brasil


Simone Iwasso

Tem mais brasileiro fazendo exercícios com orientação adequada, ou seja, em academias e clubes ou com ajuda de personal trainers. Nesse quesito, o País está na frente até mesmo de países como França, Japão e Holanda, ficando em sétimo lugar no mundo.

Os dados aparecem numa pesquisa internacional feita pela International Health Racquet and Sportsclub Association (IHRSA), espécie de sindicato das academias e dos profissionais de educação física. Os dados nacionais foram levantados pela Fitness Brasil, que representa o setor no País.

De acordo com o levantamento, 3,7 milhões de brasileiros estão matriculados em academias ou fazendo algum tipo de aula com orientação, como corridas em grupo ou esportes de quadra com professor. “Entramos em contato com uma amostra de duas mil academias para poder chegar a esse número”, explica Waldyr Soares, responsável pelos dados brasileiros.

Houve um aumento até mesmo no número de academias. Há cerca de sete anos, existiam 4 mil estabelecimentos do tipo registrados. Atualmente, são 7,4 mil academias. Apenas entre 2005 e 2006, cerca de 150 mil novos locais foram abertos, mais de 50% deles na região Sudeste, principalmente no Rio e em São Paulo.

“Há cerca de 25% na região Sul e outros 25% distribuídos entre Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, diz Soares. “Pelos números internacionais, o Brasil só não tem mais academias do que os Estados Unidos”, afirma.

Fonte O Estado de São Paulo

Nenhum comentário: