segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Um título manipulado

do Blog de José Dirceu

A matéria “Candidato de Lula a prefeito em SP é rejeitado por 26%”, da Folha de hoje (só para assinantes), é um exemplo perfeito de como nossa grande mídia manipula as informações ao seu bel-prazer na edição das notícias para dar, sempre que possível, um tom negativo ao governo do presidente Lula e ao PT.

Quem só lê o título da matéria fica com a sensação de que o candidato a prefeito de São Paulo apoiado pelo presidente Lula não está bem nas pesquisas de intenção de voto e que o apoio do presidente lhe atrapalha.

Lendo a matéria com atenção, percebe-se que o quadro não é bem esse.

Vejam só: o candidato apoiado por Lula teria 26% de rejeição. Já o candidato apoiado pelo governador José Serra teria 24% de rejeição. Como a margem de erro da pesquisa é de 3%, estatisticamente a rejeição do candidato apoiado por Lula (26%) e a do apoiado por Serra (24%) é rigorosamente a mesma coisa. Um empate técnico claro.

Mas no título da matéria a Folha esconde isso para dar ao leitor a falsa impressão de que o apoio de Lula é prejudicial ao candidato, sem dizer que a mesma coisa acontece com quem o governador Serra apoiar.

Coisas da nossa mídia.

Nenhum comentário: