sexta-feira, 19 de outubro de 2007

CNI: confiança do empresário da indústria continua alta

GERUSA MARQUES - Agencia Estado

BRASÍLIA - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou hoje o resultado de pesquisa que mostra que a confiança do empresário industrial brasileiro na economia continua elevada. Trata-se da sondagem trimestral Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), concluída ontem. O índice de confiança ficou em 60,4 pontos em outubro, contra 60,3 da pesquisa anterior, divulgada em julho.



A CNI destaca uma elevação de 3,8 pontos na confiança em relação ao mesmo período de 2006, quando foram registrados 56,6 pontos. Os técnicos da CNI avaliam que a estabilidade dos índices de confiança do empresário, que têm se mantido no mesmo patamar desde o início do ano, "sugere a manutenção do ritmo de expansão da indústria".



A confiança se mantém elevada em relação a todos os segmentos. No caso das pequenas empresas, o índice de confiança ficou em 58,7 pontos, ante 58,3 pontos de julho. Também foi verificada alta de cinco pontos em relação ao mesmo período do ano passado. Nas empresas de médio porte, o índice se manteve praticamente inalterado: passou dos 59,8 registrados em julho para 59,7 pontos neste mês. Em outubro de 2006, a avaliação foi de 55,6 pontos.



As grandes indústrias, segundo o resultado da pesquisa, mostraram um índice de confiança de 62,1 pontos, 0,1 ponto acima do índice de julho e 2,7 pontos a mais do que em julho do ano passado. A CNI esclarece que, acima de 50 pontos, a avaliação indica confiança positiva. Foram feitas aos empresários quatro perguntas, abordando temas como a situação atual da empresa e da economia do País e as expectativas para os próximos seis meses. Foram ouvidos dirigentes de 810 empresas de pequeno porte, 466 médias e 226 grandes empresas em todo o Brasil, entre 27 de setembro e 18 de outubro.

Nenhum comentário: