quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Podridão no reino de Deus

Mulher violentada por padres nos EUA recebe US$ 500 mil

Portal O Globo

EFE

WASHINGTON - A arquidiocese católica de Los Angeles pagará uma indenização de US$ 500 mil a uma mulher que denunciou ter sido abusada sexualmente por sete padres, informou na terça-feira a rede de televisão CBS.

Em entrevista coletiva em Los Angeles, Rita Milla, de 46 anos, disse que a indenização foi resultado de negociações com a arquidiocese que se estenderam durante mais de duas décadas.

- Estou extremamente feliz e aliviada. Nunca poderei fugir das lembranças e sempre estarei lutando contra o trauma a que fui submetida - disse.

Segundo Gloria Allred, advogada de Milla, a sua cliente tinha 16 anos quando o padre Santiago Tamayo fez insinuações sexuais e manteve relações com ela. Depois apresentou a então adolescente a outros seis sacerdotes, que abusaram sexualmente dela. Um deles a deixou grávida, acrescentou.

Confirmada a gravidez, Tamayo ofereceu a Milla dinheiro para ir às Filipinas e abortar. Pouco antes de morrer, em 1999, o sacerdote pediu desculpas e apresentou as provas que incriminavam os outros padres, acrescentou a advogada.

Um tribunal do estado determinou em 2003 que o padre Valentine Tugade era o pai da filha de Milla. A arquidiocese não comentou o caso.

Nenhum comentário: