quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Marta recebe a Légion d'honneur da França

Embaixador da França no Brasil, M. Antoine POUILLIEUTE coloca a medalha da legião de Honra outorgada pela França a Marta Suplicy


Ontem, a Ministra de Turismo, Marta Suplicy foi condecorada com a Légion d'honneur outorgada pela França. A cerimônia, realizada na embaixada da França em Brasília foi acompanhada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; pela primeira dama, Marisa Leticia Lula da Silva; assim como o assessor especial do Presidente da República, Gilberto Carvalho; os embaixadores da China e dos Estados-Unidos, acompanhados de suas respectivas esposas, o Senador Eduardo Suplicy e também numerosos políticos e amigos.

Reproduzo a seguir, em portugês, o discurso pronunciado na solenidade, pelo embaixador da França no Brasil, M. Antoine POUILLIEUTE.

Entrega das insígnias de Cavaleiro da Legião de Honra a

Marta Smith de Vasconcellos Suplicy

Residência da França em Brasília – 18.12.2007


Senhora Ministra,
Caros Amigos,

Dizer que estamos felizes, minha mulher e eu, em recebê-la na Residência da França é dizer pouco ; nós estamos encantados.
Encantados com seus amigos do primeiro escalão, dentre os quais quero saudar a Senhora Marisa Letícia LULA DA SILVA, Primeira Dama, que nos honra com sua presença. Queira receber, Senhora, as minhas mais sinceras homenagens e sinta-se à vontade nesta embaixada como em sua casa. Encantados também com a circunstância, visto que a inclusão na Ordem Nacional da Legião de Honra é reservada, na França, àquelas e àqueles que dão provas das mais eminentes qualidades morais e cívicas.

A Legião de Honra foi criada, como se sabe, por Napoleão Bonaparte, em mil oitocentos e dois e, desde então, ela permanece como a mais alta distinção civil e militar francesa. Entre os membros da Ordem, encontramos militares, cientistas, artistas, empresários, intelectuais... Encontramos homens, mas também mulheres, embora isso seja mais recente. Para dizer-lhes tudo, o Presidente SARKOZY acaba de se recusar a assinar a última lista de promoção da Legião de Honra por achar que não havia nela um número suficiente de mulheres : obrigado portanto por me ajudar esta noite a me destacar diante dele... Encontramos por fim franceses, bem entendido, mas também estrangeiros ou - para ser mais exato - amigos da França : quando se é amigo da França, nunca se é estrangeiro.


A esse respeito, eu não poderia ocultar-lhes a emoção que sentimos, minha mulher e eu, ao condecorar, na semana passada, o ilustre arquiteto Oscar NIEMEYER, a apenas três dias do seu aniversário de cem anos. Essa condecoração foi a mais bela homenagem da França àquele que ela acolheu, como tantos outros, nas horas negras da ditadura.


Por fim e sobretudo, estamos encantados porque a pessoa que homenageamos esta noite é de uma personalidade cativante e eu gostaria de dizer-lhes por quê em francês.

Senhora Ministra, A Senhora é uma mulher – o que todos podem constatar – mas uma mulher que sempre soube voltar a mesma exigência à sua feminilidade e ao seu feminismo: duas qualidades que nada têm de oposto, embora os misóginos atribuam sempre mais importância à beleza de uma inteligência reservada e ao militantismo de uma feiúra devotada.

A Senhora foi diplomada pelas melhores universidades de psicologia, psicanálise e sexologia, áreas estas que geralmente fazem rir aqueles mesmos que delas, sem dúvida, teriam mais necessidade e que comprovam o quanto seu olhar sobre o mundo é livre e consciente : livre de preconceitos, mas consciente da complexidade dos recônditos da consciência humana.


A Senhora é engajada, ou, para ser mais exato, a Senhora dá a impressão de que a vida não vale ser vivida senão a serviço de um engajamento : pela liberdade, pela igualdade, pela justiça, pela fraternidade... extraindo ao mesmo tempo desse engajamento a força de seu impulso, a determinação de sua ação e a energia de seu destino.


A Senhora já assumiu e está assumindo responsabilidades que não são das menores: responsabilidades no Congresso, que a reconheceu como uma parlamentar entre os mais atuantes; responsabilidades locais como prefeita de São Paulo – mas, diante de uma megalópole tão vasta, tão poderosa e ativa, será que podemos falar ainda de responsabilidades locais? - ; responsabilidades nacionais no seio de seu partido político, de cuja criação participou, bem como à frente do Ministério do Turismo, área na qual temos o prazer de trabalhar juntos, já que o Brasil e a França estão entre os países cuja indústria turística é a mais ativa; responsabilidades internacionais, enfim, posto que representa muitas vezes seu país em instâncias multilaterais, onde a voz do Brasil é esperada e ouvida.

Responsabilidades públicas, mas também privadas : penso em sua família e em todos os seus jardins secretos, que são tão indispensáveis, com a condição de permanecerem secretos, para o desabrochar da intimidade do ser.


Por fim, a Senhora é alguém que dá a impressão de que, aconteça o que acontecer, o amanhã conta mais do que o ontem. E o amanhã são certamente ainda mais combates políticos, debates de sociedade, compromissos nacionais e locais. Uma tal projeção no cerne da ação fornece-lhe essa inesgotável energia graças à qual a Senhora defende suas convicções sem compromisso, o que não significa sem questionamento ou dúvida.


Caros Amigos,
Estas são algumas das razões pelas quais pude dizer, há pouco, que a sua personalidade era cativante. Essas razões foram consideradas suficientemente convincentes para que a França se regozijasse em acolhê-la na mais importante de suas ordens nacionais.

Permita-me portanto dirigir-lhe agora a consagrada fórmula : Marta SMITH DE VASCONCELLOS SUPLICY, em nome do Presidente da República Francesa, nós a nomeamos cavaleiro da Legião de Honra.


Antoine POUILLIEUTE

Embaixador da França

Nenhum comentário: