quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Marta e Alckmin são favoritos em SP

Ibope: Marta e Alckmin saem na frente para prefeitura de SP
Foto: http://g1.globo.com

Kassab, que pensa na reeleição, só lidera pesquisa Ibope encomendada pela Globo no cenário que exclui os dois

Clarissa Oliveira - O Estado de São Paulo

A cerca de dez meses das eleições municipais, a ministra do Turismo, ex-prefeita Marta Suplicy (PT), e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) mantêm o favoritismo para brigar pela Prefeitura de São Paulo. Mas a lista dos demais candidatos tende a definir qual dos dois se sairá melhor. Em pesquisa encomendada pela TV Globo e divulgada ontem, o Ibope traçou cinco cenários para a eleição de 2008 em São Paulo - e dois deles consideram um confronto entre Marta e Alckmin. Cada um sai vitorioso de um dos embates.

Quando a corrida inclui o atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM), a petista leva a melhor com 27% das intenções de voto e o tucano fica com 24%. Kassab vem em terceiro, com 12%. Em seguida, aparecem o deputado Paulo Maluf (PP), com 11%; a deputada Luiza Erundina (PSB), com 6%; o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT), com 3%; a vereadora Soninha (PPS), com 2%, além de Zulaiê Cobra Ribeiro (PHS) e do ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PC do B), ambos com 1%.

No outro cenário em que Marta e Alckmin se enfrentam, a corrida deixa de contar com Kassab. Alckmin leva vantagem, com 32%, e Marta passa a 28%, seguida de Maluf (12%), Erundina (7%), Paulinho (4%), Soninha( 3%), Zulaiê (1%) e Aldo (1%).

A pesquisa ouviu 602 eleitores entre 15 e 18 de dezembro e tem margem de erro de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos. A última pesquisa Ibope, divulgada no início do mês, apontava apenas um cenário em que Marta e Alckmin se enfrentavam. A petista apresentava a melhor performance, com 29%, enquanto Alckmin tinha 27% e Kassab, 17%.

Alckmin também é favorito quando Marta é substituída pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), petista preferido da ex-prefeita caso ela própria não concorra. O tucano fica com 30%, enquanto Chinaglia não pontua. O segundo lugar na disputa passa a ser ocupado por Maluf, com 14%. Kassab e Erundina brigam pela terceira colocação, com 13% cada, seguidos de Paulinho (6%), Soninha (2%), Aldo (1%) e Zulaiê, sem pontuação.

Sem Alckmin, Marta passa a ter 30%, contra 19% de Kassab. Em seguida, aparecem Maluf (14%), Erundina (9%), Paulinho (5%), Soninha (4%), Aldo (2%) e Zulaiê (1%).

O Ibope também avaliou como seria a eleição municipal se Marta e Alckmin desistissem de concorrer. Apesar de aparecer como peça fundamental para definir o quadro no primeiro turno, Kassab apresenta maior chance de vitória apenas quando os dois ficam de fora da corrida. Nesse caso, o prefeito tem 21% dos votos, seguido de Erundina com 19% e Maluf com 17%. Paulinho tem 9%; Soninha, 4%; Zulaiê e Aldo, 1% cada, e Chinaglia não pontua.

Apesar de Marta e Alckmin liderarem juntos a disputa para um primeiro turno, o ex-governador demonstra mais chances de vencer a petista em um eventual segundo turno. Nesse caso, o tucano levaria a prefeitura com 50% dos votos, contra 38% de Marta. A situação muda quando Marta encara uma segunda etapa de votação com Kassab. A petista vence por 46% a 35%. Kassab também seria derrotado por Alckmin, de acordo com a pesquisa. Nesse caso, o tucano teria 56% dos votos e o prefeito ficaria com 22%.

A pesquisa também avaliou a gestão de Kassab. Parcela de 28% do eleitorado considera a administração boa e 6%, ótima. Além disso, 35% acham que a gestão é regular, 9% a consideram ruim e 20% a classificam como péssima.

Nenhum comentário: