quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Pesquisa: Obama na frente de Hillary em Iowa


Diferença é de apenas 4 pontos. Edwards está perto

DES MOINES, Iowa. A duas semanas da primeira primária estadual que decidirá os candidatos dos partidos Democrata e Republicano à Presidência dos Estados Unidos, a luta continua acirrada. Uma pesquisa divulgada ontem pelo jornal “Washington Post” sobre a disputa entre democratas indica que Barack Obama tem leve vantagem sobre Hillary Clinton, e John Edwards está próximo.
Segundo o “Post”, Obama tem 33% das preferências, enquanto Hillary tem 29%.
Edwards, com 20%, vem logo atrás em Iowa, onde a primária será realizada em 3 de janeiro.

A disputa, porém, deve ganhar ainda mais emoção devido ao método usado no estado. Em vez de os eleitores apenas votarem em seu candidato, a escolha se dá pelo sistema de “caucus”.

Os eleitores se reúnem por regiões e iniciam um debate. Depois, se dividem em grupos, um por candidato. Os eleitores de candidatos que não conseguem formar grupos considerados “viáveis” (como pelo menos 15%) têm a opção de se juntar a outro grupo. Dessa forma, dois fatores entram na disputa: a importância de ser considerado o “segundo melhor” e a experiência dos cabos eleitorais.

Edwards, por exemplo, por já ter sido candidato em 2004, tem cabos eleitorais mais experientes — dois terços deles já participaram de caucus, contra cerca de metade de quem diz que votará em Obama e Hillary.

Iowa tem grande peso nas primárias americanas O segundo estado com uma primária de repercussão nacional será New Hampshire, em 8 de janeiro. Lá, as pesquisas apontam uma vantagem para Hillary, que varia entre 3 e 12 pontos percentuais. Antes, em 5 de janeiro, o pequeno estado de Wyoming (com 500 mil habitantes) realizará sua primária.

Entre os republicanos, o exgovernador de Arkansas Mike Huckabee lidera nas pesquisas em Iowa. Porém, as últimas sondagens indicam uma recuperação de Mitt Romney, que liderou durante meses a disputa no estado.

A diferença entre os dois é de três pontos. Rudolph Giuliani, ainda favorito en termos nacionais, vem em quinto entre os republicanos em Iowa.

Na tradição política americana, uma vitória em Iowa é considerada um passo importante para conseguir a indicação do partido para disputar a Casa Branca. Quem vence no estado, que sempre é o primeiro a realizar sua primária, ganha grande destaque na imprensa e atenção do público, normalmente ganhando popularidade e votos.

Foi o que ocorreu nas últimas eleições, em 2004. Os favoritos para ganhar em Iowa eram Howard Dean e Richard Gephardt.

John Kerry decidiu investir todo o dinheiro de campanha que ainda possuía apenas em Iowa. Venceu e terminou sendo o democrata indicado para disputar a eleição presidencial com George W. Bush.

Nenhum comentário: