sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

O segredo das pesquisas eleitorais

Luis Nassif

Se alguém tinha dúvidas sobre como as pesquisas eleitorais podem ser manipuladas, uma pequena matéria da “Folha” (que merecia destaque maior) demonstra.

A matéria fala de duas pesquisas do IBOPE sobre as eleições municipais de São Paulo. Em um dos levantamentos, divulgado pela TV Globo, Marta vence por 46% a 35%. Em outro, encomendado pela Associação Comercial de São Paulo (ligada a Kassab) ele vence por 47% a 38%. A diferença entre as pesquisas é de menos de um mês.

Qual o truque? No caso da pesquisa da ACSP, antes de perguntar sobre as intenções de voto, a pesquisa tinha oito questões sobre as obras de Kassab na cidade. Depois de lembrar (ou informar ) o leitor sobre as boas obras, sapecava a pergunta: em quem votaria?

enviada por Luis Nassif

Leia também

Ibope dá 2 resultados sobre Marta e Kassab

Alencar Burti do "Cansei" e da Associação Comercial SP encomendou IBOPE por imagem de Kassab; e eu cansei de manipulação

Nenhum comentário: