sábado, 8 de dezembro de 2007

Alencar Burti do "Cansei" e da Associação Comercial SP encomendou IBOPE por imagem de Kassab; e eu cansei de manipulação


Leia também Um IBOPE sobre medida para alimentar a encrenca entre Alckmin e Serra

Entidade checa imagem de Kassab em pesquisa

Prefeito é um dos vice-presidentes da Associação Comercial de São Paulo, que pagou o levantamento feito pelo Ibope

MICHELE OLIVEIRA
DA REDAÇÃO
Folha de São Paulo

Gilberto Kassab é um político sério e competente no que faz? Gilberto Kassab é honesto e nunca se envolveu em escândalo de corrupção? Gilberto Kassab é um político independente, que não deve favores a ninguém? Gilberto Kassab briga pelos interesses de São Paulo, custe o que custar?
As perguntas acima finalizam pesquisa Ibope realizada entre os dias 10 e 14 de novembro, feita sob encomenda da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que tem entre os seus 20 vice-presidentes o próprio prefeito paulistano, Gilberto Kassab (DEM), provável candidato na disputa de 2008.
As questões com o objetivo de verificar a quantas anda a imagem do prefeito entre os eleitores não foram repetidas sobre outros possíveis concorrentes, como o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e a ex-prefeita Marta Suplicy (PT).
Segundo o presidente da ACSP, Alencar Burti, o interesse da associação em Kassab é pelo fato de ele ser "o único candidato definido". Por meio de sua assessoria, o prefeito disse não ter tido conhecimento de toda a pesquisa, divulgada parcialmente anteontem no jornal "Diário de S.Paulo".
Segundo Márcia Cavallari, diretora-executiva do Ibope, as perguntas sobre Kassab foram incluídas a pedido da ACSP. "É interesse da associação entender como o prefeito está sendo visto. Não é uma pesquisa favorável [a Kassab]", afirmou.
Os 805 entrevistados pelo Ibope na capital foram submetidos antes de apontar seu candidato à prefeitura em 2008 a perguntas sobre a atual administração que continham o nome de Kassab, de Marta e de José Serra (PSDB) -não havia nas perguntas iniciais nenhuma menção a Alckmin.
Isso pode explicar, por exemplo, por que na pesquisa espontânea (sem o cartão com os nomes dos prováveis candidatos) o prefeito atual tem 14% das intenções de voto, contra 17% de Marta e 6% do tucano. Quando os nomes são apresentados ao entrevistado, Alckmin sobe ao topo, com 27%, ao lado da petista (29%). Kassab soma 17%.
Segundo guia da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), "a forma como são redigidas as perguntas numa pesquisa [eleitoral] é tão importante quanto o procedimento de amostragem na obtenção de resultados".
Cavallari explica que a opção por iniciar a pesquisa com avaliação de questões administrativas foi para garantir a isenção dessas repostas, para compará-las com o levantamento anterior, de julho. Em ano eleitoral, diz, a intenção de voto é a primeira pergunta a ser feita.
Em tempo: sobre a pergunta "Gilberto Kassab é um político sério e competente no que faz", 57% dos entrevistados concordam e 34% discordam.

Nenhum comentário: