quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Um IBOPE sobre medida para alimentar a encrenca entre Alckmin e Serra



Uma pesquisa IBOPE de novembro, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (aproveito para mandar um abraço para Afif Domingo) sobre a eleição para Prefeitura de São Paulo ganhou as páginas do Diário de São Paulo.

Mesmo desatualizada, os seus resultados contém alguns dados interessantes.

No primeiro turno, a pesquisa, com 3% de margem de erro, indica Marta Suplicy (PT) com 29% e Geraldo Alckmin (PSDB) com 27%. Ou seja empatados na preferência do eleitorado da cidade.

Alckmin já declarou sua intenção de ser candidato, após sair da campanha presidencial derrotado por Lula, porem vitorioso na capital de São Paulo. Marta Suplicy, Ministra de Turismo, ainda não tomou uma decisão, sendo pressionada pelas suas bases a se candidatar.


Em terceiro lugar aparece a figura do atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM), com 17% de intenção de voto. Kassab já anunciou sua intenção de ser candidato, em acordo com José Serra.

Se Alckmin não cair fora da disputa -para aguardar 2010- como deseja Serra, a pesquisa mostra que Gilberto Kassab seria eliminado e não teria chance de ir para o segundo turno. Já sem Alckmin, e sempre segundo o IBOPE de novembro, Kassab não só iria ao segundo turno como poderia derrotar com folga Marta Suplicy. (47 X 38). Evidentemente que se Marta não for candidata a situação seria ainda mais confortável para Kassab.


Os argumentos de Serra, Afif, Kassab e IBOPE poderão convencer Geraldo Alckmin que o risco para ele não vale a pena?

Em se tratando de eleições para outubro de 2008, uma pesquisa um ano antes, tem algum peso nas decisões dos eventuais candidatos?

Em tudo caso essa pesquisa vai provocar, sem dúvida, um acirramento das disputas internas no PSDB, um encorajamento para o atual prefeito Kassab e um aumento da pressão para levar Marta a aceitar ser a candidata do PT.

Mais pesquisas seguirão, como as chuvas de verão, até as aguas de março. A população da cidade não incorporou ainda essa questão eleitoral e o fará em maio ou junho do ano próximo, por isso pesquisa agora só vale para os bastidores da política.

Luis Favre

Nenhum comentário: