sábado, 8 de dezembro de 2007

USA: Cai vantagem de Hillary sobre Barack Obama em New Hampshire


Margem de mais de 20 pontos em setembro diminui para 6 em Estado considerado crucial pela campanha da senadora

Hillary Clinton mantém uma estreita margem de vantagem sobre o senador Barack Obama entre os candidatos democratas em New Hampshire, um Estado que a campanha da ex-primeira-dama sempre considerou como uma espécie de porto seguro caso ela tropece nas primárias de Iowa, indicou uma pesquisa do Washington Post-ABC News.

Hillary é amplamente vista como a candidata presidencial do partido com mais experiência e mais possibilidade de ser eleita, mas com muitos eleitores em New Hampshire buscando um estilo de governar mais moderno, a primeira eleição primária dos EUA tornou-se muito competitiva.

Segundo a pesquisa, Hillary (senadora por Nova York) tem 35% das intenções de voto e Obama (senador por Illinois), 29%. O ex-senador John Edwards (Carolina do Norte) está em terceiro lugar, com 17% das intenções de voto e o governador do Novo México, Bill Richardson, 10%. O deputado Dennis J. Kucinich, o senador Joseph R. Biden e o senador Christopher J. Dodd têm 3% ou menos.

No início de setembro, Hillary tinha uma vantagem sobre Obama de mais de 20 pontos porcentuais na pesquisa da Universidade de New Hampshire-CNN-WMUR. Apesar de a grande vantagem de Hillary ter sido reduzida, seus partidários estão mais entusiasmados e são mais leais do que os de Obama ou de Edwards. Na pesquisa do Washington Post-ABC News, ela também se saiu melhor do que os rivais em seis ou sete questões. Mas os eleitores de New Hampshire - que votam em 3 de janeiro - dizem que Obama é o candidato que mais entusiasma.

A maioria dos democratas do Estado vêem “novas direções e novas idéias” com maior prioridade do que “força e experiência”. Essa discussão tem sido o ponto principal na disputa democrata e deve definir amplamente a batalha em New Hampshire.

Entre os 53% dos eleitores que dão mais importância às mudanças, Obama é o preferido com 44%, seguido por Hillary e Edwards, com 19%. Em contraste, Hillary é a preferida pelos 37% de eleitores que dão prioridade à força e experiência e obteve 57% dos votos, enquanto que Edwards conquistou 14%, Richardson 11% e Obama, 10%.

Cerca de metade dos pesquisados disse que Hillary é a candidata democrata com melhor currículo para a Casa Branca, melhores habilidades de liderança e mais chance de vencer as eleições presidenciais de novembro de 2008. Ela tem amplas vantagens em cada um desses atributos.

A principal qualidade de Edwards como candidato é a empatia: 20% dos eleitores dizem que ele entende melhor suas preocupações. Obama é líder no quesito confiança: 29% dos pesquisados o qualificam como o mais confiável, 21% consideram Hillary e 17%, Edwards. Mas, como em Iowa, os eleitores de New Hampshire vêem Obama e Edwards como mais candidatos do que Hillary.

Nenhum comentário: