segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Construindo consensos?

Blog dos Blogs - Tales Faria




Uma pulga atrás da orelha

Deixou-me desconfiado a foto acima, logo no primeiro dia em que Lula voltou ao Brasil depois da votação da CPMF.

Eu explico. É que a notícia veio junto com informações sobre uma intensa troca de amabilidades entre o presidente Lula e o governador de Sâo Paulo, José Serra -- hoje o princpal candidato à sucessão de Lula em 2010 -- durante uma solenidade na fabrica da Ford, em São Bernardo do Campo, naquela sexta-feira.

Serra sublinhou o esforço de Lula para manter a fábrica em Sao Paulo e lembrou a última vez em que se encontrou com o amigo sindicalista no ABC, em 1978. Lula, por sua vez, reclamou da derrota no Senado, culpou a oposição, mas teceu mil agradecimentos a Serra por ter tentado fazer passar a CPMF.

Os analistas interpretaram que Lula estava querendo ferrar Serra, dividindo a derrota com ele. Mas isso não faz sentido.

Na avaliação de Lula e seus principais assessres, o PSDB e o DEM vão pagar caro, nas urnas, por terem derrubado o imposto que mandava verbas para a Saúde. Então, quando elogia publicamente Serra, Lula está evitando que se use contra o amigo de São Paulo as acusações que ele e o PT promoverão contra os tucanos em geral.

Não sei se o leitor assistiu o Jornl Nacional daquela sexta-feira. Veja no link a seguir: http://video.globo.com/ Videos/Player/Noticias/0,,GIM766110-7823 -CPMF+UNE+LULA+E+SERRA,00.html.<>
E agora me diga: Não parece um filmete de campanha? Sempre que alguém tentar bater no candidato à Presidência José Serra, acusando-o de ter tirado verbas da Saúde, ele poderá apresentar esse filme com o próprio Lula dizendo o contrario.

Daí a pulga atrás da minha orelha! Será que o Lula está apoiando o José Serra para a sua sucessão? Tem antecedentes da história: Em 2002, o próprio Lula foi apoiado pelo presidente tucano FHC.

Será que é o Serrao nome o Lula?

enviada por Tales Faria

Blog dos Blogs
enviado por: Alberto Filho
Tales, por favor, será que você pode nos lembrar/explicar como FHC apoiou Lula em 2002? Se for declarando o voto a Serra... rsrsrs


A propósito, ESSE BLOG, A DESPEITO DE SUA ESTRELA, ESTÁ CAINDO... você quase não escrevem mais!!!

Pelo amor de Deus, não nos abandone!!!

Em: 17/12/2007 09:58:22

enviado por: Alexandre Porto
Site: http://www.aleporto.com.br
Ao contrário, acho que Lula apenas quis expor a divisão dos tucanos.
Em: 17/12/2007 09:17:46

enviado por: Carlos
Confesso que também fiquei intrigado com este lance. Ou o Lula agiu de forma expontânea e com gratidão, ou foi uma jogada poítica das mais inteligentes ou erradas que já vi. Sou petista e voto no Lula, o que me pareceu foi que Lula não faz muita questão se Serra ganhar as eleições, talvez por achar que Serra é a garantia dele voltar em 2014 nos braços do povo. Qto mais eu penso neste lance mais fico confuso, é melhor eu parar hahahahahaha este lance do Lula deu um nó lógico em muita gente, inclusive eu.
Em: 17/12/2007 09:17:25

enviado por: Neo-tupi
Tales, engraçado que eu também vi sinais de fumaça no ar.
Todos sabemos que Lula quer repetir Getúlio e ter 2 partidos de apoio: PT de Lula seria o PTB de Getúlio (o partido das massas trabalhadora) e a princípio o PMDB para Lula seria o PSD do Getúlio (o partido das oligarquias).
Mas o problema é que o PMDB não está conseguindo dar a Lula a base de apoio necessária que o PSD dava a Getúlio.
Por outro lado Serra e Aécio saíram deste episódio como lideranças menores do PSDB, sem controle sobre suas bancadas. E eles querem chegar a 2010 com a imagem mais de continuadores do bem sucedido governo Lula, do que prometendo a volta da era FHC.
Então não duvido que Serra e Aécio, juntos ou separados, possam querer fundar novo partido Social Democrata e em sintonia com as políticas sociais e desenvolvimentistas de Lula, funcionando como um mini PSD, disputando espaço ao lado do PMDB, como herdeiros do legado de Lula, mais ao centro do que o PT.
Se isso estiver acontecendo, não duvido que Lula esteja encorajando. Mas Lula não vai deixar de apoiar um candidato do PT se o PT tiver candidato, e há 99% de chance de ter.
O mais provável é Lula chegar a 2010 com um leque de candidatos a sucessão, todos da base governista (um do PT, um do PSDB, Ciro Gomes do bloquinho PSB-PCdoB, talvez um do PMDB, além de Serra e Aécio) , e ele ter que manter-se um pouco equidistante do processo.

Em: 17/12/2007 09:17:16

enviado por: maria santos
Acho impossível que esta idéia seja verdadeira; se for, será a primeira vez que votarei contra Lula.
Jamais votaria em um ex-ministro de fhc. ECA!

Em: 17/12/2007 09:16:58

Nenhum comentário: