terça-feira, 4 de dezembro de 2007

NEGÓCIOS & cia: Dinheiro do BID para o turismo


Flávia Oliveira - O Globo

Só falta o sinal verde da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento para o país formalizar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a linha de financiamento de US$ 1 bilhão para o setor de turismo. A ministra Marta Suplicy, titular da pasta, acertou os detalhes do “empréstimo guarda-chuva” com Luiz Alberto Moreno, presidente do BID, em viagem a Washington, em outubro deste ano. Os recursos deverão, obrigatoriamente, financiar projetos de infraestrutura, que serão apresentados pelos governos estaduais.

Marta espera assinar o contrato com o BID nas primeiras semanas de janeiro. Assim, os recursos começariam a ser liberados entre fevereiro e março de 2008. O dinheiro, explica, vai compor um novo Prodetur nacional, o programa federal de desenvolvimento do turismo.

Segundo a ministra, cinco estados brasileiros já têm projetos prontos. Acre, Espírito Santo, Sergipe, Paraíba e Santa Catarina serão os primeiros a ter suas cartas de intenções analisadas pelo BID.

Nenhum comentário: