sábado, 8 de dezembro de 2007

Marta Suplicy deseja vitoria do Brasil na Copa de 2014 e mais universitários em São Carlos (SP)


São Carlos inaugura sinalização turística com recursos do MTur


São Carlos (07/12) - A ministra do Turismo, Marta Suplicy, participou, nesta sexta-feira (07) da cerimônia de início da implantação da sinalização turística de São Carlos, localizada a 235 quilômetros de São Paulo. Foram liberados R$ 150 mil para a colocação de 140 placas indicativas no município. A previsão é de que a cidade registre, neste ano, um fluxo de aproximadamente 300 mil visitantes, em virtude do turismo de negócios, de aventura, lazer e atraídos pelas fazendas históricas. São Carlos é conhecida também como a capital da tecnologia por abrigar campus de duas universidades de excelência (Universidade Federal de São Carlos e Universidade de São Paulo/USP).

A sinalização foi inaugurada com o descerramento da placa de sinalização turística do Palacete Conde do Pinhal, tombado pelo patrimônio histórico do município. O prédio pertenceu ao fundador da cidade, conhecida como a capital da tecnologia.

“Uma cidade sem o básico não atrai turistas. Os investimentos em infra-estrutura, saneamento e sinalização são importantíssimos para o desenvolvimento do turismo. O Ministério do Turismo tem trabalhado muito com os governos estaduais e municipais para fomentar essa atividade nas várias regiões”, disse a ministra do Turismo.

É a primeira vez que a cidade recebe investimentos em sinalização turística, segundo o prefeito. Ele comentou o impacto que o turismo tem na economia dos municípios: “O turismo tem que ser tratado como uma política pública muito valiosa para impulsionar a economia do país. Nos últimos dois anos, por exemplo, o fluxo de turistas cresceu 10% em São Carlos, beneficiando a economia do município”.

Para a ministra, o turismo de negócios é uma das molas propulsoras do segmento. “Em 2003, estávamos em 27° lugar no ranking de turismo de negócios. Hoje, estamos em 7° e podemos melhorar ainda mais. O turismo de negócios, que é forte aqui em São Carlos, tem que ser descentralizado e não ficar restrito aos grandes centros. Investimentos em Centros de Convenções, por exemplo, são fundamentais para a potencializarmos o segmento”.
Copa de 2014 – “Gostaria que o Brasil ganhasse a copa de 2014 e que os jovens da cidade de São Carlos tivessem mais acesso às universidades”, diz a mensagem que a ministra colocou na cápsula do tempo. Trata-se de um Box que reúne documentos de São Carlos, que serão divulgados daqui a 50 anos.

Marta Suplicy avaliou ainda as oportunidades de negócios que a Copa de 2014 representa para o país. “A palavra-chave do momento é planejamento. A copa é, de fato, a possibilidade de o brasileiro viajar, conhecer o seu país e do mundo nos conhecer. O MTur está trabalhando e não vai perder oportunidades para que o Brasil impulsione mais um segmento: o turismo do futebol”.

A ministra visitou ainda o Museu Asas de Um Sonho, o primeiro no mundo integrado às instalações de uma companhia aérea e o maior de acervo aeronáutico da América Latina. A visita a São Carlos terminou com uma reunião com prefeitos e líderes regionais de Brotas, Araraquara, Ribeirão Bonito, Itirapina, Dourado, Descalvado e Torrinha, onde foram discutidos projetos para incrementar o turismo na região.

Nenhum comentário: