sábado, 1 de dezembro de 2007

Começa neste domingo uma nova revolução na TV Brasileira

Neste domingo, às 20h30, começam as primeiras transmissões da TV digital brasileira, com a difusão em alta definição (High Definition) de um discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa será gerado em cadeia, diretamente da Sala São Paulo, na Estação Júlio Prestes, por um pool de emissoras (Cultura, Band, Rede TV, Globo, Record e SBT).

O presidente Lula estará presente ao evento, ao lado dos ministros das Comunicações, Hélio Costa, e da Casa Civil, Dilma Roussef. Inicialmente, a transmissão abrangerá apenas a grande São Paulo, mas a previsão é de que, a partir do próximo semestre, a TV digital esteja disponível também no Rio de Janeiro, devendo atingir todo o país até 2013 e substituindo totalmente o padrão analógico até 2016.

O impacto da chegada da era digital no país só pode ser comparado ao do começo das transmissões em cores, na década de 70, e os usuários ainda têm muitas dúvidas sobre o novo sistema. A principal delas é saber se ainda poderão usar as atuais TVs analógicas, com tubo de imagem ou com telas de LCD e plasma. Segundo técnicos do setor sim, porque o decreto 5.280 (de 29 de junho de 2006), obriga as emissoras a manterem a transmissão analógica até 29 de junho de 2016.

Outra dúvida é se a adesão ao novo sistema será gratuita. A nova forma de transmissão será gratuita, como a atual TV analógica, mas para acessar os canais de alta definição o telespectador precisa ter uma TV também digital e uma antena UHF. Fonte Boletim em questão

Nenhum comentário: