domingo, 2 de dezembro de 2007

As urnas, cidadãos do PT !


Hoje os filiados ao PT vão as urnas para eleger seus dirigentes a todos os níveis. Todos os Diretórios do partido serão renovados nesta eleição, pelo voto dos filiados. O PT é o único partido político brasileiro a eleger pelo sufrágio universal seus dirigentes.

Independentemente das particularidade e das diferenças entre os diferentes candidatos a presidente, e isto é válido para os cargos municipais, estaduais e nacional do partido, o que será simbolicamente mais significativo será a participação dos filiados no voto.

Para o PT é muito importante uma participação massiva dos filiados no escrutino de hoje. A força e a legitimidade do principal pilar de sustentação do governo Lula depende diretamente desta mobilização das bases. Uma participação no mesmo patamar que em 2005, ou seja aproximadamente 250 mil votantes, será a prova da vitalidade do PT e do respaldo de sua militância aos dirigentes que serão eleitos para comandar a legenda.

A principal disputa, para presidente nacional, poderá ser definida hoje ou no segundo turno em 16 de dezembro caso nenhum candidato atinja 50% mais um dos votos, entre os sete que disputam o cargo.

Ricardo Berzoini aparece como favorito, com Jilmar Tatto, José Eduardo Cardoso e Valter Pomar disputando para levar a eleição para um segundo turno.

Os resultados serão conhecidos amanhã.

Luis Favre

Nenhum comentário: