quinta-feira, 5 de julho de 2007

Indústria surpreende e cresce 4,9%

Jacqueline Farid

A indústria surpreendeu até os mais otimistas em maio. Ancorada em máquinas e equipamentos, a produção aumentou 1,3% sobre abril. O mercado financeiro previu crescimento de 0,4%. Foi o oitavo mês seguido de expansão, fato inédito desde 2004. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, foi o 11º resultado positivo: 4,9%. No ano, a produção aumentou 4,4%.

Esse resultados, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levaram economistas a elevar as projeções para o desempenho da indústria e até do Produto Interno Bruto (PIB) em 2007. 'É um crescimento cada vez mais generalizado e liderado por máquinas e equipamentos, o que é bem saudável', observou Silvio Sales, coordenador do IBGE.

A economista Alessandra Ribeiro, da Tendências Consultoria, disse que deve revisar a produção industrial e o PIB para este ano. Atualmente a projeção é de produção industrial de 3,7% e PIB de 4%. 'Os indícios são de que teremos um PIB mais forte do que esperávamos', disse. Esse crescimento, segundo ela, deve ser puxado por consumo e investimentos. 'Esses são os dois grandes motores de nossa revisão.' Leia mais no jornal O Estado de São Paulo (para assinantes)

Nenhum comentário: