segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

"Alckmin corre risco muito grande", disse Cesar Maia


Para Cesar Maia o DEM deveria ter candidato a presidente em 2010, mas em verdade esta "louquinho" para desistir e apoiar Serra em troca de Kassab ser ungido candidato do PSDB e o DEM em São Paulo. No meio do caminho, atravessado na garganta: Alckmin.

Em entrevista ao jornal Valor, o exaltado prefeito de Rio dá palpites e prognósticos sobre tudo e todos, discorre sobre as vantagens dos demos terem candidatura própria à presidente em 2010 e disse que tem bons nomes para tanto.

Mas de concreto quer tirar Alckmin da jogada em São Paulo, em favor de Kassab e conta para isso com José Serra.


Como Alckmin é candidato e já está em campanha o jeito será aceitar a divisão ou explodir sua candidatura de dentro do PSDB. Por enquanto estão tentando esto último e se não funcionar ? Vão "cristianizar" ou aceitar a imposição do "picolé de xuxu"?


Leia o que disse Cesar Maia ao jornal Valor:

Valor: O prefeito Gilberto Kassab (SP) é favorável ao DEM não ter candidatura para apoiar o Serra na disputa pela Presidência.


Maia: Isso é uma questão tática regional. Obviamente, ele tem que fazer isso. As chances de nós estarmos juntos com o PSDB em 2008 é que isso se resolva dentro do PSDB através do Serra. Então eu acho que o Alckmin corre o risco muito grande de se candidatar a prefeito de São Paulo.
Valor: Por quê?

Maia: Ele é um político jovem, já foi tudo - vereador, prefeito, deputado, governador, candidato a presidente da República, com 37% dos votos. Em qualquer pesquisa nacional, ele e o Serra estão iguais, não têm diferença. E ele vai para prefeito para um jogo de vida ou morte? Podendo ser escolhido governador de São Paulo, no lugar do Serra? Para ser prefeito e sair um ano e três meses depois para ser candidato a governador para poder perder a eleição? O eleitor em geral tem uma maneira de tomar uma decisão, que é diferente da maneira do intelectual, do empresário, que é mais racional. O eleitor não é assim, tem a vida dele, ele olha assim: "O doutor Alckmin, que eu gosto tanto dele, mas ele já foi tudo, podia ser nosso presidente. Será que ele vai ter entusiasmo para ser prefeito?". O Kassab tem sido um excelente prefeito, é, pela vida política dele, um homem que honra palavra e compromisso, que tem esse tipo de formação. O Serra tem visto isso e pode ser muito mais cômodo. Olha a saia justa: se o PSDB nos procurar e disser que apóia o Kassab em São Paulo em troca da vaga de vice em 2010, como a gente faz? A decisão nossa é ter candidato a presidente e isso é fundamental para o partido. Tendo candidato a presidente nós elegemos no mínimo mais dez deputados federais. Portanto, a gente vai lá para disputar a primeira bancada, o número 25 roda e facilita a campanha dos deputados estaduais e federais e governadores. Agora, o PSDB joga na mesa o Kassab, qual a reação que a gente vai ter? É um jogo para ser jogado.

Leia a integra da entrevista de César Maia no jornal Valor.

Nenhum comentário: