sábado, 1 de setembro de 2007

Ministério do Turismo define 65 destinos como prioritários para investimentos

Cristina Massari, do Globo Online

RIO - De 200 destinos identificados pelo Plano de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil (PRT), onde foram investidos R$ 56 milhões na gestão anterior, o Ministério do Turismo escolheu 65 para serem priorizados nos planos de investimentos financeiro e técnico até 2010.

- Os 65 destinos foram escolhidos entre os 26 estados e o Distrito Federal, segundo a capacidade que têm de espraiar o que já foi investido. São destinos que têm condições de impactar turisticamente a região, tanto recebem como distribuem fluxo turístico. Porque, hoje, quem vai para uma cidade também quer passear nas cidades que estão a sua volta. E dentro deste escopo, 733 municípios serão beneficiados - disse a ministra Marta Suplicy, no Rio, nesta sexta-feira.

" Os destinos escolhidos têm condições de impactar turisticamente a região, tanto como receptores como distribuidores de visitantes (M. Suplicy, ministra do Turismo) "

Através de um convênio firmado com a Fundação Getulio Vargas, cada um destes 65 destinos terá o seu nível de competitividade mensurado. A metodologia vai analisar vários itens da atividade turística, desde acesso ao local, preservação do meio ambiente, promoção, infra-estrutura geral até capacidade empresarial da região. De acordo com o estudo, a médio prazo, o ministério terá condições de avaliar se o destino escolhido foi capaz ou não de desenvolver seu potencial em cada um dos quesitos avaliados.

- Este convênio possibilitará desenvolver um instrumento que mede o que precisa ser melhorado para que os destinos possam ter competitividade internacional. As cidades serão avaliadas segundo seus acessos rodoviário e aéreo; sua infra-estrutura geral e turística; pavimentação; calçamento; saneamento; meio-ambiente; capacidade empresarial; cultural etc - afirmou Marta.

Em cada estado foram escolhidos no mínimo um e no máximo cinco destinos. A ministra destacou alguns contemplados:

- No Piauí, o Delta do Parnaíba, São Raimundo Nonato (Parque Nacional da Serra da Capivara) e Teresina serão contemplados. No caso de São Raimundo Nonato, especificamente, onde o acesso é precário, já houve liberação de R$ 6 milhões para conclusão do aeroporto.

" Os 26 estados e o DF foram incluídos. Em cada UF foram escolhidos no mínimo um e no máximo cinco destinos "

Segundo ministra, este convênio permite dar continuidade ao mapeamento feito pelo programa Roteiros do Brasil (PRT).

- Tenho trabalhado junto às bancadas federais, apresentando o trabalho feito pelo PRT e as sugestões de ações que consideramos estruturantes para o desenvolvimento daquela região. A idéia é que agora quando apresentem suas emendas passem a propor a implantação de uma sinalização turística, por exemplo, que seja para o roteiro e não só para a cidade. Mas só saberei se vão eles vão fazer estas emendas de fato em outubro, quando eles apresentam seus projetos - acrescentou Marta.

Rio tem cinco destinos esoclhidos. Veja os destaques de outras regiões

O estado do Rio de Janeiro teve cinco destinos escolhidos, como Armação dos Búzios, Paraty, Petrópolis e Angra dos Reis. Em Goiás, estão contemplados Goiânia, Alto Paraíso (Chapada dos Veadeiros), Pirenópolis e Caldas Novas. Em Espírito Santo, apenas Vitória. Em São Paulo, foram escolhidas a capital, Ilhabela, e a cidade de Socorro - que se posiciona como referência para esportes radicais para portadores de deficiências e idosos) - além de Ribeirão Preto, que figura como o berço do etanol. No Nordeste, destacamos Aracati (Canoa Quebrada) Fortaleza, Jericoacoara e Cariri, no Ceará. O Maranhão tem São Luis e Barreirinhas (na região dos Lençóis). Em Minas Gerais, Belo Horizonte, Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes. E no Rio Grande do Sul, estão Gramado, com a microrregião das Hortênsias; Bento Gonçalves, na microrregião da uva e do vinho; e em Porto Alegre, o Delta do Jacuí, conforme listou a ministra.

Nenhum comentário: