sábado, 1 de setembro de 2007

Agradece o ministro

Blog de Mino

Está claro que os ministros do STF não poderiam aceitar ter agido no começo do processo do chamado mensalão com a faca da imprensa no pescoço, como disse, em conversa pelo telefone ouvida por uma repórter da Folha de S.Paulo, o ministro Lewandowski ao seu irmão Marcelo. No desmentido, os juízes usam tons diversos. Um deles ironiza, jocoso, Eros Grau. Outros não escondem a irritação. O próprio Lewandowski confirma sua fala e a pressão da mídia, mas admite que não foi esta a razão do voto dos colegas de toga. Surpreendeu-me, meia hora atrás, um telefonema de Lewandowski, que não conheço pessoalmente. Ligou do aeroporto, na iminência de embarcar para o exterior, participará de uma conferência e ali vai representar o Supremo. Disse-me “obrigado” com a voz da sinceridade. Cai das nuvens. Esclareceu: “Acabo de comprar a CartaCapital e agradeço, muito sensibilizado, porque vocês são os primeiros que me fazem justiça”. Seguiram-se loa à revista e à sua independência. Não deixei de ficar tocado e agradeci o agradecimento. A revista, no meu editorial, e na reportagem de capa de Sergio Lírio, aponta o óbvio: a maciça, avassaladora pressão da mídia a falar de uma possível redenção do STF de pecados do passado, caso aceitasse em bloco a denúncia. Diga-se que o clima permanece. Quem tropeça nas manchetes está habilitado a supor que os réus já estão condenados. De todo modo, ficou-me uma dúvida: que quis dizer exatamente Lewandowski ao falar comigo? A reação dos colegas era inevitável. Mesmo assim, não fosse a faca da pressão desmedida, a decisão seria mesma?
enviada por mino carta

Nenhum comentário: