terça-feira, 3 de julho de 2007

Apesar da valorização do Real, da crise da Varig e aérea, 2006 foi o melhor ano da história do turismo brasileiro

Norton Luiz Lenhart*

O Estado de São Paulo

O comprometimento da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) com os seus pares é o que define o nosso trabalho. Promovemos o turismo com responsabilidade, visando a estimular investimentos e o aumento expressivo dos resultados.

O Banco Central afirma que 2006 foi o melhor ano da história do turismo brasileiro - no que diz respeito à entrada de divisas no País por meio dos gastos dos turistas estrangeiros. Com a entrada de US$ 400 milhões em dezembro, o Brasil fechou o ano passado com o montante de US$ 4,31 bilhões arrecadados com o turismo. Esse valor supera em 11,77% os US$ 3,86 bilhões registrados em 2005 - até então, a melhor marca da série histórica iniciada em 1969.

Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no início de fevereiro, mostrou que as atividades relacionadas ao turismo corresponderam a 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano de 2003, adicionando R$ 31,1 bilhões na economia.

ALIMENTAÇÃO E LUCRO

Outro dado relevante é que um total de 5,4 milhões de pessoas ocuparam-se em atividades relacionadas ao turismo em 2003. Deve-se destacar também que as empresas de pequeno porte predominaram no setor.

As maiores receitas líquidas do turismo em 2003 resultaram dos setores de alimentação (R$ 23,7 bilhões), transporte aéreo (R$ 18,6 bilhões) e auxiliar dos transportes (R$ 10,1 bilhões). O segmento de alimentação destacou-se também no número de pessoas ocupadas (1,4 milhão) e no montante dos salários pagos (R$ 6,3 bilhões).

Os brasileiros gastaram 1,7% do total de seus orçamentos com viagens (R$ 17 bilhões). O recorde de US$ 4,3 bilhões do ano passado comprova que o turismo do Brasil atravessa um momento histórico e que temos tudo para crescer ainda mais se obtivermos os investimentos adequados.

NOVOS HORIZONTES

Todos esses dados mostram que a FNHRBS está fazendo a sua parte. Metas para 2007 estão traçadas. Um exemplo é o trabalho de mapeamento dos nossos 62 sindicatos regionais, com recursos já alocados, para avaliar a atuação, estrutura e projetos implantados. Dessa maneira, trabalharemos a quantificação, qualificação e orientação do setor.

Outra frente de ação que pode ser citada é a atuação no Congresso Federal, executando um trabalho de aproximação das nossas bases com os parlamentares.

O objetivo é aumentar a atuação política da entidade em propostas e projetos que beneficiem o setor. Assim, buscamos ações que promovam o crescimento e o desenvolvimento do turismo brasileiro.

*Norton Luiz Lenhart

Presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares (FNHRBS) e vice-presidente dos Membros Afiliados da Organização Mundial do Turismo (OMT)

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