quinta-feira, 14 de junho de 2007

Gil visita o Cristo e pede paz para o Rio de Janeiro


Ministro da Cultura visita ponto turístico com Lula e Marta Suplicy

Adriana Chiarini


RIO - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, aproveitou a campanha "Vote no Cristo" para pedir paz no Rio de Janeiro, que tem a violência como seu problema principal. "Esta cidade merece paz e auto-estima", declarou em discurso na visita ao Cristo em que acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, junto com os ministros da Saúde, José Gomes Temporão; da Justiça, Tarso Genro, e do Turismo, Marta Suplicy.

Gil acredita que a possível eleição da estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, como uma das sete novas maravilhas do mundo, se vier mesmo a ocorrer, elevará a auto-estima da cidade e do País. De acordo com ele, isso vai mexer com os brios da população e lhes dar vontade de se embelezar. "Precisamos nos embelezar mais do ponto de vista humano", disse o ministro.

Ele louvou a vista de "360 graus de paisagem" do Corcovado e a beleza arquitetônica do monumento. "O Rio de Janeiro continua lindo, sempre, sempre lindo", disse Gil, relembrando o primeiro verso da sua música "Aquele abraço", composta há 38 anos. Ele citou "Corcovado" e o "Samba do Avião", ambas de Tom Jobim, como as duas melhores músicas que falam do Cristo.

"Samba do Avião"

O "Samba do Avião" que retrata o Cristo Redentor com "braços abertos sobre a Guanabara" também foi citado pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, para quem a estátua "é um belíssimo monumento com a moldura mais linda do mundo". A ministra comentou que "com a eleição do Cristo, vamos para outro patamar de turismo no Brasil".

De acordo com ela, ter um ícone do turismo mundial, como uma das novas maravilhas do mundo, equivaleria para atrair turistas a um investimento em propaganda que "nunca poderíamos pagar".

De acordo com Marta, apenas o anúncio dos sete escolhidos deve ser acompanhado por um bilhão de telespectadores. De acordo com ela, a eleição do Cristo, se confirmada, atrairá um importante volume de divisas e vai gerar milhares de empregos, principalmente no Rio de Janeiro, mas não apenas no Rio.

"A entrada do Cristo (entre as sete novas maravilhas) beneficia não só o destino Rio de Janeiro, mas o destino Brasil", concordou o governador do Rio, Sérgio Cabral. O governador se mostrou confiante na capacidade de Lula de transferir votos de seus eleitores para o Cristo na eleição das maravilhas do mundo. "Lula é bom de voto".

O presidente pediu "todos os votos dos brasileiros e das brasileiras para o Cristo". Os votos no Cristo podem ser dados pelo site www.votecristo.com.br ou pelo celular por torpedo só com a palavra "Cristo" enviada para o número 49216.

Nenhum comentário: