quinta-feira, 28 de junho de 2007

Aberto Festival de Turismo de Foz do Iguaçu

Com 1.200 inscritos contra 800 no ano passado, foi aberto na noite desta quarta-feira (27/06) o 2o Festival de Turismo de Foz do Iguaçu. A expectativa dos organizadores é que 1.500 pessoas visitem os estandes nos três dias de realização da feira. Durante a festa de lançamento, realizada no Hotel Bourbon Cataratas, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, anunciou que ainda este ano está prevista a liberação de R$43 milhões para o Paraná: "De 2003 a 2007 foram investidos R$55 milhões", comparou ela. Segundo Marta, dessa verba anterior, 90% foi destinado a Foz do Iguaçu.

A ministra informou que, por ano, de 800 mil a 1 milhão de pessoas visitam as cataratas: "Passa por Foz o equivalente à população de Guarulhos. Digo Guarulhos porque é a segunda cidade paulista mais populosa", exclamou Marta, que sobrevôou o Parque Nacional do Iguaçu por uma hora na tarde de hoje. "Dá orglho de ser brasileira quando vemos belezas naturais como esta. O turismo do século 21 é o ecológico e nós mal começamos a trabalhá-lo", comentou.
Marta Suplicy destacou que está sendo estudada junto com a Japan Airlines e a Korean Airlines a operação de vôos da Ásia direto para Foz do Iguaçu: "Queremos aproveitar as comemorações pelos 100 anos de imigração japonesa, em Maringá e Rolândia, e trazer ainda mais asiáticos para cá". De acordo com a ministra, houve um aumento de 75% de turistas japoneses no Brasil nos últimos anos e, por isso, deverá ser mantido o Escritório de Promoção Turística do Mercosul no Japão. "Com base em pesquisas realizadas pelo MTur, no imaginário do japonês quando se fala em turismo estão belezas naturais, pássaros, música e futebol, tudo isso nós temos", complementou.

A ministra, que estava ao lado de representantes dos setores público e privado, além de autoridades do trade turístico, falou ainda sobre a importância do mercado chinês para o Brasil: "Haverá 50 milhões de turistas chineses em 2020 e 100 milhões em 2050, precisamos urgentemente de um escritório de turismo nesse país", lembrou Marta, que disse já estar negociando com a Argentina uma parceria nesse sentido.

Os Estados Unidos também não ficaram de fora do discurso da ministra sobre as oportunidades para o mercado turístico brasileiro: "Depois da Argentina e antes de Portugal, os EUA são o segundo país que mais enviam turistas para o Brasil. Quarenta e três milhões de americanos falam espanhol. Caribe e México são os destinos preferidos, mas a partir do ano que vem para um americano entrar nas ilhas caribenhas será preciso passaporte, antes bastava a identidade. Ele já vai estar documentado. Basta vir."

Dos 65 roteiros prioritários anunciados no Plano Nacional de Turismo 2007-2010, seis cidades do Paraná serão contempladas: Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Paranaguá, Morretes e Guaraqueçaba.

Após o lançamento do Festival, foram realizadas palestras com Paulo Gaudenzi, ex-secretário de Turismo da Bahia, sobre o processo de regionalização do turismo integrado, e com Raimundo Peres, diretor de Marketing da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, sobre estratégias de marketing para o processo de regionalização do turismo da região sul. A abertura oficial da exposição acontece amanhã (28/06) às 14h.

Fonte Mercado & Eventos

Nenhum comentário: